Neste sábado, 12, o vereador Levi Oliveira (PP) usou suas redes sociais para repudiar as falas ofensivas do ex-deputado estadual Arthur do Val. Em vídeo publicado nas redes, o ex-parlamentar atacou a população de Aracaju com palavras pejorativas e preconceituosas, chamando os aracajuanos de "gente burra", "retardada" e "chimpanzil", gerando uma grande repercussão entre autoridades políticas de Sergipe. Levi Oliveira se pronunciou sobre o ocorrido e definiu as declarações como um grave desrespeito ao povo aracajuano.
O episódio teve início após Arthur do Val comentar o anúncio feito pela prefeita Emília Corrêa e pelo deputado federal Thiago de Joaldo durante o show de Wesley Safadão no Forró Caju 2025, de que os recursos para a contratação do cantor no próximo ano já estavam garantidos, o que gerou uma resposta positiva do público.
Arthur do Val disse: "Eu não vou poupar palavras: esse povo burro, povo de chimpanzil, gente muito burra, gente retardada, aplaude quando um deputado vai e diz que trouxe emenda parlamentar para trazer o Wesley, e já está firmando compromisso de trazê-lo novamente no ano que vem". O ex-parlamentar já esteve no centro de diversas polêmicas, incluindo a exposição de áudios em que ele afirmava que "as mulheres ucranianas são fáceis porque são pobres", o que resultou na cassação de seu mandato como deputado estadual.
Levi Oliveira afirmou que o ocorrido não se trata apenas de discordância política, mas de respeito à população. "Ele é livre para criticar, para falar sobre a destinação de emendas para bancar artistas, mas não iremos tolerar xenofobia com nosso povo. Foi isso que ele fez. Como vereador por Aracaju, não posso me calar diante dessas falas, de tudo que falou da nossa gente", declarou.
O vereador também exaltou os festejos juninos da cidade e cobrou mais respeito pelo povo aracajuano. "Aracaju é uma terra de gente trabalhadora e guerreira. Uma gente que gosta do período junino e de curtir o forró. Te convido, Arthur, a conhecer o maior São João do país, não por acaso é chamado de País do Forró. Você vai entender a dimensão que é o período junino para nós que moramos aqui. Então, antes de falar do nosso povo, você precisa conhecer a nossa história. Peço mais respeito pela nossa população!", finalizou o vereador.