O ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, cumpriu agenda, nesta sexta-feira, 18, em Aracaju e em Lagarto, com foco no fortalecimento da rede de tratamento oncológico de Sergipe. Ao lado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do governador Fábio Mitidieri, ele visitou, na capital, as obras de construção do Hospital do Câncer, que já estão 90% concluídas. Também foram entregues 22 novas ambulâncias ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Márcio e Padilha também participaram da abertura de novos serviços de quimioterapia, radioterapia e braquiterapia no Hospital de Amor Interestadual de Lagarto.

“Cumprimos hoje em Sergipe uma agenda que tem um grande impacto positivo na vida dos sergipanas e sergipanas. Visitamos duas unidades de saúde voltadas para o tratamento oncológico – uma que é totalmente pública, o futuro Hospital do Câncer, projeto sonhado e iniciado pelo governador Marcelo Déda, e a outra unidade, o Hospital de Amor, que é uma referência para o país inteiro, uma iniciativa privada, mas que conta com o apoio e o aporte financeiro do setor público, inclusive com esta oficialização de destinação de recursos federais feita hoje”, destacou Márcio Macêdo.

O Hospital do Câncer de Sergipe atenderá pacientes de todo o estado, ampliando serviços de atendimento especializado com humanização e alta qualidade. O ministro Alexandre Padilha reforçou a importância da parceria entre os governos federal e estadual para prestar a melhor assistência à população assistida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Estou muito impressionado com a qualidade daquele que será o Hospital do Câncer aqui de Sergipe, o qual vai ser a grande referência do tratamento e diagnóstico do câncer no estado. É uma parceria do governo estadual com o governo federal, que dará mais dignidade ao tratamento dos pacientes, com uma ala pediátrica muito bem feita, a UTI humanizada, com padrão de iluminação”, disse.

Já em Lagarto, além da abertura de novos serviços de quimioterapia, radioterapia e braquiterapia no Hospital de Amor, também foi realizada a certificação da unidade como de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Trata-se de uma iniciativa alinhada ao programa “Agora Tem Especialistas”, que estabelece ações para aumentar a capacidade de atendimento oncológico, uma das seis áreas prioritárias do SUS. Com atendimento 100% SUS, essa instituição será referência no combate ao câncer para mais de 2,9 milhões de pessoas de 153 municípios dos estados de Sergipe, Alagoas, Bahia e Pernambuco.

“Esse é um compromisso do presidente Lula, que apoia essa ideia visionária de Henrique Prata, idealizador do Hospital de Amor, um projeto já bem-sucedido em Barretos, fruto de parcerias anteriores com os primeiros governos do presidente. Agora, Henrique traz para Sergipe esse modelo que será um ponto focal de atendimento para quatro estados da federação. Vai beneficiar os sergipanos e sergipanas, mas também atrair pessoas de todo o Brasil em busca de saúde com dignidade. Estou encantado com o que estou vendo. A estrutura do Hospital de Amor é extremamente digna, oferecendo um tratamento decente para quem precisa”, declarou Márcio.

Da mesma forma, o ministro da Saúde pontuou que o Hospital de Amor “transforma um sonho da população de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Bahia em realidade”. “Profissionais de Barretos e de Sergipe já estão atuando, e os atendimentos começaram com pacientes que esperavam há anos por diagnóstico e tratamento. Com o novo equipamento de radioterapia, vamos realizar até 60 sessões por dia e atender 600 pacientes por ano, reduzindo o tempo de espera. Essa é uma das ações do “Agora Tem Especialistas”, que busca ampliar o acesso a consultas e tratamentos especializados”, afirmou.