Governo de Sergipe passa a financiar bolsas estudantis para os participantes do Jovem Tech, marcando uma nova etapa na formação tecnológica ofertada pelo Instituto
O Instituto de Inovação de Sergipe (Inovase) iniciou uma nova fase no Programa Jovem Tech com o anúncio do pagamento de bolsas de R$500 para os estudantes, viabilizadas pela parceria com o programa Conecta-SE, ofertado pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan). A iniciativa, formalizada através da cerimônia realizada no Caju Hub na última terça-feira, 9, fortalece a permanência dos alunos ao longo da formação tecnológica de oito meses, ampliando o acesso e garantindo melhores condições de estudo.
O diretor-presidente do Inovase, Marcos Vasconcelos, destacou que a cerimônia foi um marco para a tecnologia no estado. “Essa terça-feira simbolizou um momento bastante especial para nós e para o Jovem Tech, porque firmamos uma grande parceria com o Governo do Estado. Agora os alunos terão bolsa de R$500 paga pelo Conecta-SE, um grande programa estadual de formação tecnológica. Foi um dia histórico, em que nossos estudantes passaram a fazer parte de uma iniciativa de desenvolvimento amplo no estado”, afirmou.
Responsável pela política de qualificação profissional, o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, enfatizou o impacto social da política de bolsas. “Estamos iniciando com 50 alunos de programação no turno da manhã, com o Estado custeando a bolsa para que o estudante tenha transporte e alimentação durante o curso. Isso fortalece o vínculo, evita evasão e garante que mais pessoas ingressem no mercado de tecnologia, setor com grande demanda no Brasil e no mundo. Ao todo, serão mais de 600 alunos participando desta formação. É uma parceria que já nasce grande e que trará muitos frutos para Sergipe”, assegurou.
Um desses frutos se materializou nas expectativas dos novos estudantes, como foi o caso da jovem Emanuela Rodrigues, que celebrou a oportunidade de iniciar o curso no Caju Hub. “Minhas expectativas são muito grandes, pois acredito que vou aprender muito sobre desenvolvimento. É uma área muito importante nos dias atuais e será ainda mais no futuro. Com certeza o mercado vai abraçar a gente”, comemorou.
Para o coordenador-geral do Conecta-SE, Alexandre Caldeira, o início das atividades representa a primeira grande entrega do programa. “Conecta é uma operação de crédito que busca viabilizar eixos de implementação de políticas públicas. E aqui, tivemos o início da turma de letramento digital, que faz parte do projeto. Novos cursos e modalidades também serão iniciados e a nossa expectativa é que, para 2026, a gente consiga aumentar esse projeto, implementando mais turmas e trazendo mais oportunidades ao povo sergipano”, disse.
O secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), Julio Filgueira, destacou o papel estratégico da qualificação tecnológica para o desenvolvimento do estado. “A Seplan e a Seteem acabam de lançar a primeira turma formativa do Conecta-SE, um grande programa de aceleração digital em parceria com o Banco Mundial, recentemente assinado pelo nosso governador. Estamos impulsionando a infraestrutura, mas também qualificando pessoas. Ao longo dos próximos meses e anos, alcançaremos 20 mil jovens formados em letramento digital, programação, inteligência artificial, redes e outras habilidades necessárias para expandir nossa economia e nossa tecnologia”, afirmou.
O subsecretário de Transformação Digital e Inovação, Walter Júnior, reforçou que o início das turmas representa avanço direto na preparação da mão de obra sergipana. “O objetivo é qualificar jovens e adultos para uma área que demanda muita gente e muitos estudos. O mercado sergipano já precisa desses profissionais, e agora ampliamos essa oferta com formação de qualidade. O governo do Estado também será demandante dessa mão de obra, garantindo melhorias no serviço público. Estamos animados com essa primeira turma e ansiosos pelas próximas”, ressaltou.
Ampliação do alcance do Jovem Tech
A gestora de inovação do Instituto, Gabriela Rezende, celebrou a parceria com o Estado, destacando que o apoio financeiro fortalece a permanência dos estudantes. “Estamos muito felizes com essa parceria por meio da Secretaria de Planejamento e da Secretaria do Trabalho. Agora os jovens do Jovem Tech irão receber bolsa, o que ajudará no dia a dia e no investimento necessário para estarem em aula. Após oito meses, eles saem como programadores ou desenvolvedores júnior, o que eleva o padrão de educação e conhecimento tecnológico no nosso estado”, destacou.
Já para o aluno Felipe Santana, o apoio financeiro foi um dos principais diferenciais do programa para a sua permanência estudantil. “É um prazer estar aqui e ver a importância do Governo olhando para os jovens na área de programação. A bolsa vai ajudar com passagens, alimentação e outras despesas. É muito importante esse movimento de parcerias”, disse.
As informações sobre inscrições, novas turmas e oportunidades estão disponíveis nas redes sociais oficiais do Inovase e no site https://inovase.org.br/ onde também está disponível o formulário de fluxo contínuo para estudantes e novos instrutores.




