A Delegacia Especial de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama) divulgou nesta terça-feira, 30, a prisão de um tutor de cães por maus-tratos aos animais. O homem foi detido em Aracaju durante checagem da denúncia de que ele estava criando cachorros de grande porte na área comum de um residencial, colocando em risco os demais moradores.
Após denúncia, a equipe da Depama foi até o local, para verificar a situação. Ao chegar, os policiais constataram, não só a irregularidade na criação dos animais, mas também uma situação de maus-tratos contra os cachorros. No imóvel, foram encontrados um casal de cães adultos e seis filhotes vivendo em ambiente confinado, todos infestados de carrapatos e com problemas de pele, a exemplo de marcas sugestivas de brigas.
Os animais foram encaminhados para perícia, que confirmou as condições inadequadas a que estavam submetidos. O tutor estava em casa no momento da abordagem e foi preso em flagrante, sendo conduzido à delegacia, onde foi interrogado. No dia seguinte, durante a audiência de custódia, ele acabou sendo solto. O caso segue na Justiça e o homem responderá criminalmente.




