A Vila do Natal Iluminado viveu, neste domingo, 21, mais um momento de encanto e emoção com a realização da segunda Parada Natalina desta edição. O cortejo transformou a Orla da Atalaia, em Aracaju, em um grande cenário de magia, cores e sentimentos, reforçando o clima natalino na semana que antecede o Natal.
Promovida pelo Governo do Estado, a Parada intensificou o clima natalino que tomou conta da Vila, destacando a beleza dos figurinos, a diversidade de personagens e o brilho das apresentações, que encantaram crianças, adultos e famílias. A proximidade do Natal trouxe ainda mais significado ao evento, marcado por sentimentos de união, esperança e alegria compartilhados pelo público.
A programação atraiu moradores e turistas, que aproveitaram a noite para celebrar o período natalino em família e conhecer de perto a estrutura montada na Orla da Atalaia.
O visitante Leonaldo Ferreira destacou a beleza do evento, o clima de alegria entre as pessoas e o potencial da Vila como atrativo turístico. “Gostei muito de visitar a Orla da Atalaia de Aracaju, é muito bonita.Todo ano tem essa festividade e eu gostei de visitar, achei muito bonito, o pessoal tudo alegre, divertido. É uma atração linda e um lugar muito bom para os turistas visitarem porque uma das melhores orlas é a Orla da Atalaia, aqui de Aracaju. Um lugar muito bom para se viver, passear e curtir com a família”, afirmou.
Desde a abertura da Vila, a terceira edição do evento tem se consolidado como um dos principais pontos de encontro do período natalino em Sergipe, atraindo moradores, turistas e trabalhadores. Com o tema ‘Viva à magia que transforma’, a programação gratuita garante acesso democrático ao lazer e à cultura para todas as idades.
A Parada Natalina contou com personagens iluminados, carros cenográficos, músicas temáticas e coreografias que percorreram a avenida, arrancando aplausos e sorrisos do público. O encantamento das crianças foi um dos pontos altos da noite, com muitas acompanhando o desfile de perto, interagindo com os personagens e registrando o momento ao lado das famílias.
Para quem integra o cortejo, a experiência também é marcada por emoção e conexão com o público. Jean Auday, caracterizado de Pierrot, palhaço francês que abre o desfile da Parada Natalina, destacou a energia especial que sente ao participar do evento. “Esse é o meu terceiro ano participando, eu não perdi uma coisa que eu consegui no primeiro ano que eu desfilei, que foi ver o sorriso das crianças e trazer um pouco da magia do Natal. Quando eu me caracterizo como o Pierrot, como esse palhaço que faz a abertura do Natal, do desfile, eu me sinto repleto de energia e alegria, principalmente em ver o olhar das crianças, dos adultos, como se trouxesse essa sensação, esse desejo de ver o Natal se realizando. Todo ano para mim é sempre essa energia, essa felicidade”, afirmou.
Às vésperas do Natal, o desfile ganhou um significado ainda mais especial para os visitantes. O clima de confraternização, esperança e alegria marcou a presença das famílias, que aproveitaram o momento para celebrar juntas a chegada da data.
Para a estudante de medicina Renata Fontes, que visitou a Vila do Natal Iluminado acompanhada da família, a Parada Natalina representa um momento de magia e união entre gerações. “É um momento muito mágico que reúne as famílias e envolve as crianças para ver esse mundo mágico que é o Natal. Está tudo muito lindo, o desfile está impecável, com os bonecos, as fadinhas, tudo bem natalino, envolvendo desde as criancinhas até os idosos e adultos. Natal é isso: família reunida, todo mundo junto. Eu via muito pelas postagens, mas é a primeira vez que venho e ver de perto é ainda mais bonito”, destacou.
O encanto da Parada Natalina também emocionou famílias de diferentes municípios da Grande Aracaju. Erika Santos Batista, moradora de Maruim, acompanhou o desfile ao lado do marido, Franklin Luan, e dos filhos Miguel, de 6 anos, e Aurora, de 1 ano. Para a família, a experiência foi marcada pela magia do Natal e pela alegria das crianças ao vivenciarem, de perto, os personagens e a ambientação da Vila. “É um mundo mágico, maravilhoso. Lá onde a gente mora não tem nada assim, e para a menina que fez um ano agora ver essas coisas é algo muito especial. Ficar vendo os personagens foi mágico, achei que ela ficou impressionada e bem animada”, relatou.
Além da Parada Natalina, a Vila do Natal Iluminado segue oferecendo atrações como montanha-russa, roda-gigante, pista de patinação no gelo, teatro com duas sessões diárias, Casa do Papai Noel e a tradicional Árvore de Natal de 20 metros. O espaço multissensorial, voltado ao acolhimento e à autorregulação, também funcionou com acesso controlado, garantindo conforto para pessoas com deficiência, crianças e visitantes neurodivergentes.
A programação da Vila do Natal Iluminado continua até o dia 28 de dezembro, das 17h às 22h, consolidando o evento como um dos principais símbolos do período natalino em Sergipe e reforçando o compromisso do Governo do Estado em promover um Natal acessível, inclusivo e repleto de magia para a população.
Vila do Natal Iluminado
A Vila do Natal Iluminado é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), com apoio da Netiz, Energisa e Iguá Sergipe, e patrocínio do Banese.
Fotos: Igor Matias




