A Delegacia Especializada de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama) resgatou, na manhã da última sexta-feira (12), uma cadela sem raça definida e seus cinco filhotes. Os animais foram abandonados e estavam em situação de maus-tratos dentro de uma casa desabitada no Bairro Jardim Centenário, em Aracaju. O espaço estava contaminado com fezes e urina.
De acordo com o que foi apurado pela polícia, a responsável pelos cães havia morado de aluguel no local e com o término do contrato, ela e a família se mudaram, abandonando os animais.
De acordo com o delegado Flávio Albuquerque, os animais estavam trancados, sem assistência, dentro do imóvel. Durante o resgate, o Instituto de Criminalística, por meio da seção de Medicina Veterinária Forense, foi acionado para realizar a perícia com apoio de peritos veterinários.
Após a análise e exames realizados nos animais, a cadela e os filhotes foram levados para tratamento e estão disponíveis para adoção.
Com o avanço das investigações, a responsável pelos animais já foi identificada e prestou depoimento. Agora, o inquérito policial será enviado à Justiça nos próximos dias.
A Polícia Civil reforça o pedido para que informações sobre crimes de maus-tratos contra animais sejam repassadas por meio do Disque-Denúncia, no telefone 181, ou pelo aplicativo disponível nas lojas virtuais. O sigilo é garantido.