A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, reuniu nesta quarta-feira, 10, profissionais da comunicação para apresentar o balanço do primeiro ano de gestão e explicar de que forma o município pretende utilizar os recursos oriundos da concessão da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Os investimentos, no valor de R$ 435,4 milhões, estão estruturados em um Plano de Aplicação, que prevê intervenções estratégicas que ampliam a capacidade de atendimento da cidade e fortalecem áreas essenciais, como saúde, educação, assistência social, mobilidade, meio ambiente e infraestrutura.
“Hoje foi um momento muito especial da nossa gestão. Final de ano, concluindo um ciclo, um ano de muito trabalho, um ano desafiador, mas também um ano de muitos resultados. Exibimos um vídeo tentando resumir tudo o que fizemos. Um vídeo de cinco minutos, mas que com certeza não contempla tudo; há muito mais que realizamos e muito mais que ainda vamos realizar. Também tivemos a oportunidade de explicar aqui como vamos aplicar o dinheiro da outorga da Deso. Isso é muito importante, porque, com imprensa e população cientes, todos poderão fiscalizar se aquilo que apresentamos está sendo executado. Se houver alguma alteração, considerando que recebemos duas parcelas, tudo será comunicado com transparência”, detalhou a prefeita Emília.
Sobre a aplicação dos recursos, a prefeita salientou que o plano reúne investimentos estratégicos que modernizam serviços públicos, fortalecem áreas essenciais e atendem demandas históricas da cidade, sempre com responsabilidade fiscal e alinhamento ao Plano Plurianual, à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
No bojo de ações, na área da saúde, a prefeita anunciou a construção de um Centro Especializado de Reabilitação (CER IV) e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tipo III. Além das melhorias de infraestrutura já iniciadas, o plano também prevê novas intervenções. Entre elas estão a drenagem do canal do Médici, a revitalização da Praça da Bandeira, a duplicação da ponte Godofredo Diniz, a recuperação do viaduto da avenida Francisco Porto e o recapeamento asfáltico de diversas ruas, entre outras ações.
Na assistência social, a prefeita Emília anunciou a construção e a reforma de unidades dos Cras e Creas, além da implantação da Cidade Neurodivergente, dedicada ao atendimento especializado da população que necessita desse tipo de cuidado. Na educação, o plano de aplicação dos recursos contempla a reforma e ampliação de escolas de ensino fundamental e infantil, como Alcebíades Melo, José Conrado, Maria Givalda, Nunes Mendonça, Olga Benário, Áurea Melo e João Teles. Também inclui a construção de novas escolas nos bairros Porto D’Antas e Dom Luciano, além de uma creche no Centro, acompanhada de ampliações em outras unidades. Os recursos também serão destinados ao pagamento de precatórios e à construção de um Hospital Veterinário Público.
O maior volume de investimentos será direcionado à área de obras e desenvolvimento urbano. O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Guimarães, ressaltou a importância dos recursos destinados às intervenções estruturantes. “Estamos prontos para garantir que o investimento seja bem aplicado, viabilizando o maior número possível de obras e impactando de forma positiva a vida dos aracajuanos. Nosso guia é o planejamento estratégico da cidade, e nossa missão é transformar Aracaju em uma nova cidade”, frisou.
Encontro com a Pref
O ‘Encontro da Pref’ com profissionais da imprensa teve como propósito apresentar um balanço das ações desenvolvidas no primeiro ano de gestão. Conduzido pela Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom), o evento reuniu diversos profissionais para entrevistas e uma exposição detalhada sobre iniciativas que marcaram Aracaju, incluindo a virada de chave na mobilidade, avanços na saúde, melhorias em infraestrutura, fortalecimento da assistência social e iniciativas inéditas que se tornaram destaque nesse período. Na ocasião, a gestora também apresentou o calendário das campanhas publicitárias previstas para 2026 e entregou a revista impressa ‘Nova Aracaju’, que reúne o resumo das principais ações da administração municipal.
“A imprensa é o canal de comunicação com a população, por isso é importante que esteja informada sobre tudo o que realizamos em 2025 e sobre o que vamos desenvolver em 2026. Também vamos mostrar, de forma transparente, como será aplicado o recurso da Deso, o que certamente facilita o acompanhamento. Sou radialista, apresentei programas na TV Atalaia, na Rádio Jornal, então sei da importância da imprensa, da imprensa responsável, da imprensa que informa”, salientou Emília Corrêa.
A secretária da Secom Aracaju, Gleice Queiroz, destacou o papel transparente da gestão da primeira prefeita de Aracaju. “Foi um ano intenso, tanto que, quando a gente preparou o material, precisou passar uma semana resumindo, resumindo. Mas foi também um ano histórico para Aracaju. E é a imprensa quem conta, quem noticia para a população esses dados históricos. Por isso, não há caminho melhor do que reunir a imprensa para apresentar esse balanço”, disse.
“Aqui, a prefeita aproveitou a oportunidade para anunciar o que fará com os recursos da Deso. Como mostrou, teremos o hospital veterinário, novas creches, Cras, construção de escola e a creche do Centro. De forma inédita, ela também demonstra respeito ao mercado de comunicação, já que é radialista e comunicóloga, lançando o calendário de campanhas publicitárias de 2026, que mantém o setor aquecido e reforça o compromisso com a transparência. Foi um encontro voltado para garantir mais informações para os veículos de comunicação e destacar o Selo Diamante de transparência pública recebido pela Prefeitura de Aracaju. Por isso, não tinha como não pensar em algo inédito com a imprensa para continuar validando essa transparência com a população”, concluiu.
Confira como o município aplicará os recursos da outorga da Deso:
Saúde
Construção do CER IV
Construção da UPA Tipo III
Infraestrutura
Drenagem do Canal do Médici
Recuperação do Canal da Avenida Airton Teles
Prolongamento do Canal do Tamandaré – 1ª etapa
Ecoponto da Aruana
Melhorias Habitacionais no Recanto da Paz
Reurbanização da Praça da Juventude
Urbanização da Comunidade Mangabeiras
Infraestrutura da Comunidade Nova Olaria
Reurbanização da Praça Dom José Thomaz
Restauração Viária da Av. Maranhão e Av. Alcides Fontes
Restauração Viária da Av. Visconde de Maracaju e JK (concluída)
Reurbanização da Praça Frei Miguel Serafini (concluída)
Reurbanização da Praça do Francão (concluída)
Reconstrução do Canal da Rua L2 – Santa Maria
Duplicação da Ponte Godofredo Diniz e Pontilhão (em andamento)
Reurbanização da Praça Maria Augusta Moura
Revitalização e Construção de Praças em diversos bairros (em andamento)
Revitalização da Praça da Bandeira
Recuperação do Viaduto Francisco Porto
Infraestrutura do Loteamento Rosa do Mar
Usina de Asfalto
Projeto Centro Vivo (em andamento)
Cidade do Neurodivergente
Recapeamento Asfáltico em várias via (em andamento)
Educação
Reformas e ampliações de EMEIs e EMEFs (Alcebíades Melo, José Conrado, Maria Givalda, Nunes Mendonça, Olga Benário, Áurea Melo, João Teles)
Construção da EMEI Mangabeiras
Ampliação da EMEI José Calumby
Construção de escola no Porto Dantas
Construção de escola no Dom Luciano
Construção de creche no Centro
Ampliações: Dom Hélder, Monsenhor João Moreira, Bebé Tiúba e Rachel Cortes
Procuradoria Geral do Município (PGM)
Pagamentos de precatórios vinculados às contas da outorga
Meio Ambiente
Construção do Hospital Veterinário Público
Assistência social
Construção dos CREAS (Jardim Esperança, Vitória da Resistência, 18 do Forte)
Reformas dos CRAS (Carlos Hardman, Enedina Bonfim, João de Oliveira Sobral)
Reforma do Conselho Tutelar do 4º Distrito
Construção da Casa Lar Nalde Barbosa
Construção do Abrigo Caçula Barreto
Construção da Casa de Passagem Acolher
Construção da Residência Inclusiva
Construção do Centro Dia (CSU)
Construção do Centro POP
Turismo
Requalificação da Orla do Rio Sergipe



