O bom desempenho de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral João Oliva, do Santa Maria, na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), foi comemorado nesta quarta-feira, 19. 

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Educação e com o apoio de professores, realizou a cerimônia de entrega de medalhas e prêmios aos três estudantes do 5º ano que foram vencedores na OBA, uma de prata e duas de bronze. Os demais alunos que participaram da prova também foram contemplados com certificações e brindes. 

A conquista expressiva dos estudantes ilustra o trabalho cuidadoso e a qualidade das metodologias de ensino aplicadas na rede pública de Aracaju. Eles se destacaram em uma iniciativa com mais de 1,5 milhão de alunos de cerca de 14.700 escolas públicas e particulares de todo o país. 

Na solenidade, Isac Freire recebeu a medalha de prata – ele tirou 9,6 na OBA; Anne Karolynne e Breno Silva receberam medalhas de bronze, ambos com nota 9,5. As crianças ainda foram contempladas com um curso de Informática Kids e cada uma levou para casa o livro ‘Manual do Mundo: Os Mistério do Universo”.

A professora Rivânia Rocha, responsável pelo Laboratório de Ciências e Matemática da escola, foi quem preparou os alunos com conteúdo extra para a prova de nível nacional. A docente foi homenageada não evento, recebendo medalha de honra ao mérito. Com ela, as crianças ampliaram os conhecimentos sobre Astronomia, com estudos sobre os astros, planetas, constelações, eclipses e muito mais; além de Astronáutica, com abordagens sobre foguetes, satélites e mais uma série de equipamentos construídos com o intuito de explorar e compreender o espaço. 

Segundo Rivânia, atrelado aos estudos houve muito estímulo e trabalho emocional com as crianças. Para ela, essa experiência demonstrou o quanto estudantes da rede pública podem alcançar com o poder do incentivo. Durante toda a preparação, foi enfatizado às crianças a dimensão do que elas podem alcançar. “Sempre mostramos a eles que são capazes, que podem ir longe. Medalha não se ganha, conquista. Eles estão de parabéns”, afirmou.

A consultora extraordinária da Educação de Aracaju, Dayse Prado, representou a secretária Edna Amorim na ocasião. Para ela, o rendimento dos estudantes na OBA confirma o incentivo da pasta a ações que instigam nos alunos da rede a curiosidade e a inquietação pelo saber científico. “A participação em iniciativas como a OBA contribuem para gerar um olhar mais apurado para a Ciência e investigação nesse campo. A secretaria acredita nesse tipo de ação e apoia práticas pedagógicas que têm essa finalidade. A rede Municipal de Aracaju precisa sempre estar presente nessa olimpíada nacional", declarou Dayse Prado.

Emocionado e feliz com a solenidade que os homenageou, Isac Freire ressaltou a importância do trabalho feito na escola municipal. “Estudar é um hobby pra mim. Eu acho que é um hobby também por causa da minha professora, que é a Tia Rivânia também, é um amor de pessoa. É a minha professora preferida daqui, e eu sempre amei estudar com ela”, disse Isaque.

Breno Silva também expressou sua alegria por esse momento de celebração. “Eu estou muito feliz. Agradeço muito à professora Rivânia, que sempre nos incentivou. Aprendi muito sobre os planetas, os astros, satélites, constelações. Gostei muito de participar dessa Olimpíada”, afirmou o menino.