A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres (SerMulher), marcou presença nos blocos Cacique Serigy, Galo do Augusto Franco e Explosão, nos dias 7 e 8, levando informação e conscientização durante o Carnaval. A ação reforçou as campanhas “Não é Não” e “Zero assédio, 100% respeito”, destacando que folia boa é folia com respeito.
Durante a mobilização, a equipe da SerMulher distribuiu leques educativos com a mensagem “Não é não”, reforçando que a decisão da mulher deve ser respeitada, além da aplicação de tatuagens temporárias com os dizeres “Oxe, me respeite” e “Não é não”.
Para a secretária municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres, Elaine Oliveira, a presença da SerMulher nos blocos carnavalescos é uma estratégia fundamental de prevenção.“O Carnaval é um espaço de alegria e liberdade, mas também precisa ser um ambiente seguro para todas as mulheres. Estar nos blocos levando informação, dialogando com a população e reforçando que ‘Não é Não’ é uma forma de prevenir a violência e promover o respeito. Nosso trabalho é permanente e vai continuar em todos os espaços da cidade”, destacou.
O trabalho teve início no sábado à tarde, no Bloco Cacique Serigy, que reuniu foliões de todas as idades na avenida Jorge Amado. A folia também teve como foco a inclusão de pessoas com deficiência, ampliando o alcance das campanhas e promovendo um Carnaval mais seguro e acessível para todo, além de levar mensagens de enfrentamento à violência contra a mulher e o alerta “Todos contra o feminicídio”.
A aposentada Maria Edna, que participava da folia, destacou a importância da iniciativa.
“No mundo de hoje, essa campanha tem que ser permanente. Os homens têm que respeitar nós, mulheres, vencedoras, batalhadoras e guerreiras. Vamos em frente, lembrando sempre que não é não”, afirmou.
Após o Cacique Serigy, a equipe seguiu para o Bloco Galo do Augusto Franco, já consolidado como tradição no bairro Farolândia, reunindo milhares de foliões e fortalecendo a mensagem de respeito e combate ao assédio durante a festa.
No Conjunto Augusto Franco, a empresária Rafaela Melo também aprovou a iniciativa da SerMulher. “A campanha ‘Não é Não’ é fundamental para que a população se conscientize e entenda que, quando a mulher não está a fim e decide dispensar alguém, essa decisão precisa ser respeitada. Porque não é não”, ressaltou.
Na tarde de domingo, 8, a equipe da SerMulher esteve no Conjunto Orlando Dantas, onde realizou a ação da campanha “Não é Não” no Bloquinho da Explosão.
O organizador do bloco, Alan Popeye, destacou a importância da presença da secretaria. “A participação para conscientizar os foliões é de suma importância. Todos têm que ter consciência e respeitar quando uma mulher disser não”, afirmou.
A assistente administrativa Lígia Cibele também reforçou a relevância da campanha, especialmente durante o período carnavalesco. “Essa campanha da SerMulher é importante, principalmente na folia. Tem que respeitar: quando a mulher fala não, é não”, concluiu.
Texto e fotos; Ascom/SerMulher




