Em meio aos festejos carnavalescos do Rasgadinho, tradicional cortejo que acontece anualmente nos bairros Suíssa e Cirurgia, na região central da capital, uma força-tarefa organizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realizou a limpeza antes, durante e depois da folia. Nos quatro primeiros dias de evento, foram recolhidas cerca de 6.600 toneladas de resíduos.
Com média de 100 agentes atuando diariamente entre os dias 13 e 17 de fevereiro, nesta edição o esquema foi ampliado e estruturado em três frentes, segundo a Diretoria de Operações da Emsurb: pela manhã, foi feito o repasse para recolhimento de resíduos remanescentes; à tarde, a limpeza foi intensificada devido ao aumento do fluxo de pessoas, além do acompanhamento das equipes durante os blocos; e, por fim, foram executados serviços de varrição e recolhimento para reforçar a limpeza das vias.
Os aracajuanos, que adoram a folia carnavalesca, não pouparam elogios à zeladoria nas vias dos bairros. O morador do bairro Cirurgia, Fábio Emanuel Santos, foi um desses foliões. Com a porta de casa limpa e ao lado da família — que, segundo ele, é seu camarote —, afirmou que a equipe de limpeza deu um show. “Incrível. Assim que os blocos passam, o pessoal já vem limpando, seja a pé ou com caminhão. É um trabalho importante, diante da importância do evento para a cidade e para mim, que gosto muito”, destacou.
Para fortalecer o recolhimento de resíduos, foram instalados 100 contêineres em formato de ilha, em pontos estratégicos para descarte.
A comerciante e moradora local, Laise Silva, que encara o Rasgadinho como uma tradição familiar, afirmou que o cortejo é maravilhoso, mas que a limpeza é o melhor bloco. “As equipes de limpeza são muito eficientes, merecem nota 10. Com certeza, esse é o melhor bloco”, concluiu.




