Com o objetivo de promover sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), intensificou as ações de arborização urbana e realizou o plantio de 320 mudas de árvores ao longo do mês de julho.

As condições climáticas do período, com temperaturas mais amenas e alta umidade, favoreceram a iniciativa. Segundo técnicos da secretaria, esse cenário contribui diretamente para o bom enraizamento das mudas, reduz a necessidade de irrigação e aumenta a taxa de sobrevivência das espécies plantadas.

Além de embelezar a cidade, o plantio de árvores é uma estratégia essencial para a melhoria do ar e para o enfrentamento às mudanças climáticas. “Um bom indicativo de que fizemos um bom trabalho, é o resultado que estamos observando pelas ruas; em que essas mudas estão sobrevivendo bem. A partir de agosto, vamos entrar em um período de estiagem, então a irrigação artificial vai ser intensificada”, disse José Marques, coordenador do Horto Municipal.

As ações de arborização fazem parte de um planejamento mais amplo, construído com base em critérios técnicos. Muitos dos projetos em curso foram alinhados também com as pautas discutidas durante a Conferência Municipal do Meio Ambiente em janeiro de 2025, que reuniu sociedade civil, especialistas e gestores públicos em torno de metas comuns para o desenvolvimento sustentável de Aracaju.