A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) prestou apoio às famílias atingidas pelo desabamento parcial de um galpão, ocorrido no bairro Olaria, zona Norte de Aracaju, no último dia 04 de setembro. O incidente comprometeu dois imóveis vizinhos e mobilizou as equipes de assistência social, incluindo o setor de Habitação, que já orientou os moradores sobre o acesso ao auxílio-moradia e iniciou os encaminhamentos necessários. Esta é segunda vez que a Semfas vai até o local para prestar apoio às famílias.
Durante a atuação, a técnica de referência no acompanhamento do trabalho social no bairro Olaria, Waleska Aragão, destacou a prioridade em garantir a segurança das famílias afetadas. “Estamos aqui hoje, pela Semfas, para dialogar com as quatro famílias que tiveram seus imóveis interditados pela Defesa Civil. Nosso objetivo é reforçar a importância de deixarem as residências, evitando que permaneçam em situação de risco. Estou acompanhada do assistente social do Auxílio-Moradia para orientar e assegurar que essas famílias tenham acesso ao benefício, garantindo proteção e acolhimento neste momento” pontuou Waleska.
A assistente social da Habitação, Indianara Machado, explicou como funciona o acesso ao benefício do Auxílio-Moradia em situações de risco. “Para a concessão do benefício, realizamos visitas técnicas e avaliamos se a família se enquadra nos requisitos previstos em lei. Quando há esse enquadramento, é feita a inclusão dentro da Habitação. No entanto, em casos como esse, em que há risco iminente, o procedimento é diferente: as famílias não precisam passar pela entrevista inicial, pois já têm o direito assegurado ao Auxílio-Moradia, restando apenas o processo de inclusão” disse Indianara .
É importante ressaltar que a equipe da Semfas já vinha acompanhando essas famílias desde o momento em que a situação ocorreu, garantindo o suporte necessário. Até esta segunda-feira, 15, era aguardada, por parte dos interessados, a assinatura dos contratos para dar continuidade ao processo.