O município de Barra dos Coqueiros (SE) será palco de um momento histórico para o futebol sergipano. Nesta sexta-feira, 29 de agosto, às 8h, será inaugurado o Centro de Desenvolvimento do Futebol de Sergipe (CD), em cerimônia que terá a presença do tetracampeão mundial e atual coordenador das categorias de base da Seleção Brasileira Masculina, Branco.
O ex-lateral esquerdo da seleção tem acompanhado de perto a evolução do futebol nas diversas categorias. Recentemente, no lançamento do CD de Santa Catarina, destacou a importância da iniciativa para o futuro do futebol nacional: “Esses centros serão fundamentais para revelar novos talentos e gerar muitos frutos para a Seleção Brasileira”.
Além de Branco, a solenidade reunirá o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, o presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), Milton Dantas, representantes da Fifa e do Governo do Estado, além do prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins.
Marco para o futebol sergipano
O CD de Sergipe será o primeiro do Nordeste e o quinto inaugurado na gestão de Samir Xaud. O espaço vai abrigar um moderno campo de futebol com gramado sintético (105 x 68), dois vestiários para equipes (com vestiário técnico individualizado), dois vestiários para arbitragem, sala médica, administração, banheiros, arquibancada, estacionamento e depósito.
Além da inauguração, o evento terá um Festival de Futebol com a participação de 120 crianças e 40 instrutores voluntários, em atividades distribuídas nos nove mini-campos do complexo.
O Centro integra o Fundo de Legado da Copa do Mundo de 2014, que busca fomentar o crescimento do futebol brasileiro por meio de cursos de capacitação, treinamentos de arbitragem, incentivo às categorias de base e ao futebol feminino, com impacto social, esportivo e econômico.
Ídolo da Seleção Brasileira
Ex-lateral-esquerdo e campeão da Copa do Mundo de 1994, Cláudio Ibrahim Vaz Leal, o Branco, é uma das grandes referências da história da Seleção Brasileira. Ao longo da carreira, defendeu clubes como Internacional, Fluminense, Brescia, Porto, Genoa, Flamengo e Corinthians, além de ter disputado setenta e duas partidas e marcado nove gols pela Seleção, incluindo o inesquecível gol de falta contra a Holanda, nas quartas de final do Mundial de 1994.
EK Comunicação & Assessoria
Crédito da foto: CBF