Com o avanço da retomada da economia em Sergipe o governo do estado liberou o funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes a partir da próxima quarta, 19. Pensando nisso, o Sebrae, uma empresa de consultoria de foodservice e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) criaram cartilhas para ajudar aos empresários.
A primeira cartilha ensina os empresários a implantar um serviço de delivery e oferece orientações sobre estratégia comercial e reforça a importância de aspectos como embalagens, formas de pagamento, plataformas de aquisição de pedidos, sistema de entrega, comunicação, promoção e pós-implantação.
A segunda edição do material esclarece os donos de pequenos negócios sobre como otimizar os processos para alcançar melhores resultados. Entre as informações está a de que o consumo de alimentos preparados fora do lar não vai parar com o fim da pandemia, mas todo o processo de produção da comida precisa ser revisto. A cartilha aborda três aspectos primordiais: produtos e receitas, processos e pessoas.
O documento observa, entre outras sugestões, que uma das formas de otimizar o negócio é diminuir a diversidade de produtos e trabalhar com 'especialidades da casa', oferecendo de duas a três opções de pratos que serão incentivados nos aplicativos e outros canais de vendas.
A quarta cartilha trata sobre como superar os desafios para a retomada do negócio. O conteúdo discute questões como qual o momento de reabrir a empresa, quais os cuidados necessários com a equipe, quais as adaptações recomendadas pelos protocolos operacionais, a possibilidade de estabelecer parcerias com fornecedores e o poder da colaboração
As cartilhas mostram ao empresariado que nesta nova modalidade a venda talvez venha a representar apenas 60% do resultado. O restante do faturamento deverá vir de modalidades como delivery, vendas de kits, eventos, dentre outras alternativas.
Seis documentos já estão disponíveis no Portal do Sebrae e novos serão elaborados enquanto perdurar a pandemia..