As férias escolares já começaram e os pais precisam ficar atentos com as crianças e adolescentes em casa para evitar acidentes envolvendo eletricidade. A Energisa orienta sobre os principais cuidados em casa e na rua para que as férias ocorram com segurança.

Nesse período de férias, é comum o uso por mais tempo de videogames e de celulares para jogos. O coordenador de Segurança e Saúde da Energisa em Sergipe, Robson Jezler, orienta sobre os principais cuidados com o uso desses equipamentos.

“É importante não usar aparelhos eletrônicos quando estiverem carregando. Jamais utilize fones de ouvidos quando o celular estiver conectado à tomada, pois pode provocar choques elétricos. Pedimos que os pais orientem sobre os filhos a não utilizarem esses aparelhos enquanto carregam”, alerta Robson.

A exposição aos riscos de acidentes elétricos é diferente para cada faixa etária. Crianças menores precisam ser monitoradas o tempo todo para que não coloquem plugues na boca, não mexam, nem puxem fios, cabos ou extensões, nem insiram objetos na tomada.  Ao ligar o videogame ou a TV, não use benjamins (Ts) porque podem sobrecarregar e aquecer as tomadas, causando um curto-circuito e até incêndios de grandes proporções.

 

Quando a brincadeira for ao ar livre, é importante redobrar os cuidados ao empinar pipas.  A orientação é soltar pipa longe da rede elétrica, em áreas abertas como campos, parques e praias. No período de janeiro a junho, já foram registradas 21 ocorrências de pipas na rede elétrica, impactando o fornecimento de energia para 22 mil clientes.

 

“As pessoas nunca devem tentar retirar as pipas presas na fiação e postes de energia. Em caso de interrupção de energia ou cabo partido, acionar a Energisa o mais rápido possível pelos nossos canais para evitar acidentes. Apenas os profissionais autorizados pela Energisa, equipados com todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica.”, acrescenta Robson

Confira as dicas da Energisa para prevenir acidentes elétricos com a criançada: 

Faça uma revisão periódica e mantenha as instalações elétricas de sua residência em bom estado; 
Não use fios emendados, velhos ou danificados, nem deixe-os expostos e soltos; 
Coloque protetores nas saídas de energia e use tomadas no novo padrão do Inmetro; 
 
Evite usar benjamins (conhecidos como T) ou extensões, pois podem provocar superaquecimento, curtos-circuitos e até incêndios; 
 
Não deixe que as crianças fiquem colocando ou retirando aparelhos elétricos da tomada; 
 
Lembre-se: água e eletricidade não combinam. Deixe aparelhos elétricos longe da água e, ao usar qualquer equipamento, esteja sempre com calçados e mãos secas; 
 
Nunca aproxime bastões, hastes ou outros objetos de fios e cercas elétricas; 
 
Por fim, não solte pipas em dias de chuva ou de vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente.

Energisa