A professora Andhressa Fagundes, do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe (UFS), é a primeira docente de uma universidade estrangeira e a primeira professora visitante com certificado no Programa de Desenvolvimento do Ensino Universitário (University Teaching Development Program – UTDP) na Ryerson University.

Andhressa iniciou a certificação em janeiro de 2019, enquanto professora visitante na Escola de Nutrição da Ryerson University, em Toronto, no Canadá, e concluiu a série de workshops dessa primeira etapa na coorte de inverno de 2019. Em seguida, cursou a segunda etapa da certificação: o Workshop de Habilidades Instrucionais em docência (Instructional Skills Workshop – ISW).

“Paralelamente às atividade da pesquisa, eu consegui realizar as duas primeiras etapas do UTDP de modo presencial, depois tive o interesse de continuar as duas últimas à distância, e eles aceitaram a minha solicitação. A entrevista final foi agendada como uma teleconferência na plataforma Zoom, no dia 23 de julho de 2020, quando foi finalizado com sucesso todo o programa”, diz a professora.

Segundo Andhressa, foi uma grande experiência profissional. “Foi um curso cheio de detalhes, rico em vários pontos, e essas etapas que consegui fazer lá foram muito importantes. Para a UFS, é positivo porque trago um conhecimento para repassar para colegas de trabalho e alunos. Então isso representa um diferencial na docência, no sentido de trazer inovações em didática e metodologias ativas, além de ser um retorno do investimento de pós-doutorado ”, conta.

Certificação

A certificação é credenciada pela Associação de Desenvolvimento Educacional do Reino Unido (Staff and Educational Development Association, Professional Development Framework do Reino Unido - SEDA PDF UK), que promove inovação e boas práticas no ensino superior. Devido a pandemia da Covi-19, a cerimônia de formatura foi reagendada para a primavera de 2021.

Fonte: Ascom