Na noite desta sexta-feira, (9), o prefeito de Laranjeiras, Juca, acompanhou o cortejo de grupos de cultura popular e oficialmente abriu o evento que já está em sua 51ª edição ininterrupta. Além do prefeito, estiveram presentes autoridades como o senador Rogério Carvalho, o deputado João Daniel e o vice-governador Zezinho Sobral, representando o governador Fábio Mitidieri, bem como vereadores do município.

O cortejo, que atraiu uma multidão ao centro histórico de Laranjeiras, contou com a apresentação de 34 grupos de cultura popular, vindos de diversas partes de Sergipe e do Brasil.Laranjeiras, já conhecida por seu rico patrimônio cultural, nesta época, se transforma em um espetáculo à céu-aberto, proporcionando aos sergipanos e turistas uma vivência em diversos tipos de manifestações populares. 

O secretário municipal de Cultura, Leomax Célio, destacou a importância e grandiosidade do evento. “Laranjeiras, a cidade-berço da cultura sergipana, não recebeu à-toa o título de Capital da Cultura Popular, mas, sim, por por manter viva a identidade e tradição de seu povo. Este evento, que já está em sua 51ª edição é um sucesso, não só pelo empenho das equipes que organizam, dos gestores locais, dos paralmentares que apoiam, do Governo do Estado, que dá um grande e excelente suporte, mas, o mais importante, a dedicação dos brincantes e fazedores da cultura popular. Eles são as figuras mais importantes dessa festa. Portanto, só temos a agradecer a todos que fazem acontecer o encontro cultural”, afirmou o secretário.

O vice-governador Zezinho Sobral saudou os laranjeirenses e levou uma mensagem de otimismo para todos. “É um orgulho está aqui hoje, representando o governador Fábio Mitidieri e trazer uma mensagem de incentivo. O desenvolvimento da Cultura e do Turismo são essenciais para o crescimento do Estado. Laranjeiras é um município que temos muito a explorar neste setor e vamos continuar investindo na preservação da cultura popular e nos mestres”, disse Zezinho.

“Laranjeiras dá o exemplo de quanto a cultura sergipana é rica e grandiosa. Durante uma semana, todas as gerações se encontram aqui todos os anos para prestigiar e admirar este patrimônio material e imaterial. Viver o encontro cultural nos incentiva cada vez mais investir em um município que orgulha a todos nós. Obrigado ao prefeito Juca, e, principalmente, aos brincantes por proporcionarem esse belíssimo espetáculo”, ressaltou o senador Rogério Carvalho.

O prefeito Juca reafirmou o compromisso de investir na cultura e manter viva a identidade dos laranjeirenses. “É um prazer estar à frente da Prefeitura e organizar por nove vezes o enconytro cultural. A cada ano este evento fica mais grandioso e o nosso compromisso é fazer sempre um encontro melhor do que o anterior. É justamente isso que acontece. Por este motivo, tanto empenho e dedicação em organizar o maior encontro de cultura do Brasil”, ressaltou Juca. 

O prefeito também anunciou na solenidade a expansão da Lei dos Mestres. “Os laranjeirenses, sergipanos e turistas merecem vivenciar toda esta grandiosidade. Enquanto gestor, quero anunciar aqui a expansão da Lei dos Mestres, que, este ano, vai contemplar mais quatro fazedores da cultura popular. Assim, nós continuamos preservando e incentivando o que temos de melhor”, enfatizou Juca.

Por Release Comunicação/ASCOM PML.