Fotos: César Oliveira, Secom
Obras beneficiam mais de 15 mil habitantes no Agreste Sergipano
Aracaju, 25 de junho de 2026 - A Iguá Sergipe inaugurou nesta quinta-feira, 25, as obras emergenciais de reforço no sistema de abastecimento de água em Moita Bonita e Itabaiana, localizadas no Agreste do estado. As intervenções oferecem mais segurança hídrica, regularidade e autonomia no fornecimento de água, e beneficiam mais de 15 mil moradores na região.
Entre os municípios de Moita Bonita e Itabaiana, foi implantada uma tubulação de 10 km, com um investimento na ordem de R$ 5,7 milhões, beneficiando mais de 11 mil habitantes na localidade. Além da adutora, o município de Itabaiana recebeu investimentos de aproximadamente R$ 2,6 milhões para implantação de dois reservatórios com capacidade de armazenamento de 200m³, que beneficiarão mais de 4 mil habitantes.
A construção da adutora entre Moita Bonita e Itabaiana foi iniciada em março de 2025, durante a fase de operação assistida, junto ao cronograma de implantação das quatro obras emergenciais de abastecimento para o interior do estado, que também abrangeram os municípios de Poço Redondo, Porto da Folha, Riachão do Dantas e Lagarto. Todos os projetos visam o fortalecimento do sistema de abastecimento nessas regiões, além de mais qualidade de vida para os sergipanos.
De acordo com o diretor-geral da Iguá Sergipe, Fernando Vieira, as intervenções começaram ainda durante a fase de operação assistida da concessão diante da urgência em resolver situações críticas de desabastecimento que afetavam famílias sergipanas. “Cada projeto tem características específicas, adaptadas às necessidades locais, mas todas têm como objetivo final garantir a regularidade do abastecimento”, explicou.
Sobre a Iguá Sergipe
Com a concessão parcial dos serviços de saneamento básico, a Iguá Sergipe é responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário no estado. Desde o início da operação plena, em maio de 2025, a companhia executa um amplo plano de investimentos em saneamento, com impacto positivo para mais de 2 milhões de pessoas ao longo dos 35 anos de contrato. Alinhada ao Marco Legal do Saneamento, a empresa atua para ampliar o acesso aos serviços, promover saúde, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável em Sergipe.
Sobre a Iguá Saneamento
A Iguá Saneamento é uma das maiores empresas do setor no Brasil, presente em 121 municípios de Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. Atende cerca de 6 milhões de pessoas por meio de concessões e PPPs. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU e integra os Movimentos 2030, com foco em segurança hídrica, redução de CO₂ e diversidade na liderança. Em 2024, foi reconhecida pela oitava vez consecutiva como excelente empresa para se trabalhar pelo GPTW.



