Novos servidores celebram estabilidade, vocação e reconhecimento ao tomar posse na Prefeitura de Lagarto
São trajetórias profissionais fortalecidas pela segurança do concurso público Os novos servidores, aprovados em concurso público, viveram uma manhã de celebração e memória dos momentos de esforço, nesta sexta-feira, 30, ao tomar posse para atuar na Prefeitura Municipal de Lagarto (PML). Passaram pelo Espaço de Leilão do Parque Zezé Rocha, acompanhados de familiares e amigos, 255 colaboradores, do município e outras cidades, que passarão a contribuir com a oferta de serviços públicos e ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população lagartense.

A solenidade marca o início da carreira para aqueles que ocuparam os cargos de  agente administrativo, agente auxiliar de educação, agente de alimentação escolar, agente de apoio operacional, agente de condução de veículos (operacional), agente de operação de máquinas motrizes, agente de serviços de eletricidade, agente de vigilância patrimonial e professor de educação básica (pedagogia).

“Hoje é um dia histórico para Lagarto. É uma alegria poder empossar mais de 150 servidores, que chegam para contribuir com a reconstrução e o avanço da nossa cidade. Esses profissionais serão capacitados, receberão acompanhamento e passam a integrar uma administração já estruturada, com planejamento estratégico e compromisso com a população. Eles chegam no momento certo para fortalecer os serviços públicos e ampliar a contribuição social para quem mais precisa”, destacou o prefeito Sérgio Reis.

O reforço do quadro efetivo, que já alcança 329 novos servidores, levando-se em consideração os 74 empossados anteriormente, será fundamental para ampliar e aperfeiçoar a entrega dos projetos na ponta, além de demonstrar o cuidado da administração municipal com cada cidadão. “Hoje é um dia muito importante para Lagarto, porque representa o fortalecimento do serviço público e o compromisso da gestão em trazer qualidade e eficiência”, aponta a secretária municipal de Administração, Jocelda Fonseca.

Para a estudante da graduação em Direito, a lagartense Regina Heloisa Cruz Santos, 22 anos, que tomou posse para o cargo de agente auxiliar de educação, a solenidade trouxe a chance de refletir sobre sua trajetória até aqui. “Quando surgiu o concurso da Prefeitura de Lagarto eu vi como uma grande oportunidade, já que é onde eu moro e eu estaria trabalhando e servindo minha cidade. Então, mesmo trabalhando CLT durante o dia e fazendo faculdade à noite, eu estudei, acordava mais cedo. Eu me sinto muito feliz, muito honrada e muito abençoada também, Deus sabe das nossas lutas. E, para mim, o concurso foi uma benção divina e também a resposta de muitas orações, a colheita dos frutos que um dia nós plantamos”.   

No caso do Rodrigo Souza, 29 anos, natural de Cícero Dantas, mas que vive em Lagarto há oito anos, e tomou posse no cargo de agente administrativo, assumir o cargo significa proporcionar uma vida melhor e mais tranquila para sua família, assim como uma chance de crescer ainda mais. 

“Antes de ser aprovado neste concurso, eu trabalhei em várias funções, fui repositor, vendedor ambulante. Tomar posse e começar neste novo trabalho é um marco, com certeza, que vai transformar a minha vida, a vida da minha família, garantindo mais segurança e, de certa forma,  abre-se uma oportunidade de crescimento dentro da função pública. A perspectiva agora, a minha e a de todos os concursados, é alinhar o conhecimento que usamos para a aprovação e usar isso para melhorar ainda mais os serviços públicos de Lagarto”.

Formado em História, Lucas Gonçalves,  natural de Boquim, tomou posse como agente auxiliar de Educação. Para ele, a segurança promovida pelo modalidade de contratação concurso público é positiva tanto para o trabalhador quanto para os munícipes. 

“Primeiramente, o importante é a estabilidade, ter uma previsão de quando vai receber, uma maior segurança, algo muito difícil na atual sociedade capitalista na qual a gente vive. É extremamente importante que se traga pessoas concursadas, para cumprir a Lei. Agora, é tentar contribuir da melhor forma. A população ganha, porque o profissional concursado tem uma preparação melhor para exercer aquele cargo público, ele se preparou durante muito tempo, estudando, conhecendo a Lei, e os melhores métodos pedagógicos, no caso do meu cargo”, ressalta. 

Com a posse dos novos servidores, a Prefeitura de Lagarto reafirma o compromisso com a valorização do serviço público, o respeito ao concurso como instrumento de acesso democrático e a construção de uma gestão cada vez mais eficiente e próxima da população. Ao integrar profissionais qualificados e motivados ao quadro efetivo, a administração municipal fortalece a capacidade de resposta às demandas da sociedade e avança na oferta de serviços públicos mais humanizados, contínuos e alinhados às necessidades dos lagartenses.

Foto: Augusto Oliveira / Segab PML