Iniciativa permanente começa pelo povoado Brasília e busca reduzir a demanda reprimida por exames, consultas e procedimentos na rede municipal de saúde

Com o objetivo de dar celeridade e reduzir as filas de espera por exames, consultas e procedimentos, na manhã desta sexta-feira, 6, o prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, realizou o lançamento do Programa Zerar Filas. A primeira localidade contemplada foi o povoado Brasília, na Clínica de Saúde da Família Raimunda Reis. Posteriormente, a cada semana, uma nova comunidade receberá os serviços de saúde, dando continuidade ao funcionamento do programa, que tem como público-alvo os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com demandas reprimidas.

Dentre os serviços disponibilizados nesta primeira ação do Programa Zerar Filas estão: ultrassonografias, atendimento oftalmológico, consultas nutricionais, eletrocardiograma, exame de lâmina e consultas com clínico geral, com o intuito de facilitar o acesso aos serviços e otimizar a oferta da Rede Municipal de Saúde, garantindo mais rapidez, eficiência, acolhimento e dignidade no atendimento à população. Além disso, também foi iniciado o serviço de manutenção e pintura da Clínica de Saúde da Família da Brasília.

O programa tem proposta permanente, tendo como prioridade as áreas de maior necessidade. “O Zerar Filas não é uma ação pontual, é um programa permanente da nossa gestão. Ele foi criado para enfrentar um problema histórico da saúde pública, que são as filas para consultas, exames e procedimentos, e para garantir que a população tenha acesso contínuo, digno e humanizado aos serviços de saúde. Nosso compromisso é manter esse trabalho de forma organizada e constante, para que a fila não volte a se formar e para que o cidadão de Lagarto tenha atendimento no tempo certo”, explica o prefeito de Lagarto, Sérgio Reis.

O secretário municipal de Saúde, Marlysson Magalhães, destacou que o programa Zerar Filas é um avanço estratégico para o município. “O programa Zerar Filas representa um avanço fundamental para a saúde pública de Lagarto. Ele organiza a rede, prioriza quem mais precisa e garante mais agilidade no acesso a consultas, exames e procedimentos que estavam represados há anos. Além de reduzir o tempo de espera, o programa fortalece o planejamento da Secretaria, melhora o fluxo de atendimento e devolve à população a confiança no serviço público de saúde”, disse.

Assistência em saúde

O Programa Zerar Filas beneficia diretamente quem mais precisa: a população lagartense, que há anos aguarda por exames, consultas e procedimentos. Muitas vezes, são exames necessários para dar seguimento a um procedimento cirúrgico, como no caso de dona Miriana Freire da Conceição, de 78 anos. Ela aguardava por uma ultrassonografia e, nesta sexta-feira, foi acompanhada da filha para realizar o exame.

“Esse mutirão foi muito bom, porque é um povoado que precisa. Muitas vezes a gente fica muito tempo na fila esperando um exame, até mesmo um exame simples, e isso acaba atrasando uma cirurgia. Hoje minha mãe já conseguiu fazer a ultrassom, o atendimento foi rápido e ótimo. Foi bom demais”, pontua Fátima Freire, filha de dona Miriana.

A dona de casa Janilza Dias destacou a importância do mutirão para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e reduzir o tempo de espera por atendimentos especializados. “Passei pela consulta com a nutricionista porque meus exames deram alterados, como o de colesterol. Esse mutirão é muito bom, porque as pessoas esperam muito por essas consultas, e ter esse serviço perto de casa ajuda demais. O atendimento foi ótimo, dou nota 10”, conclui.

Saúde como prioridade

Durante o lançamento do programa, o gestor anunciou a chegada de novos avanços para a área da saúde, como a disponibilização de transporte para levar os pacientes da Brasília e do Jenipapo, com o objetivo de evitar que as pessoas precisem gastar com deslocamento em busca de atendimento; a reforma da Unidade de Saúde da Brasília, com ampliação do horário de funcionamento e contratação de mais médicos; além da implantação do serviço de raio-x na unidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa do prefeito Sérgio Reis 

Foto: Denisson Rosendo