Aula magna marca o início da capacitação de 62 concursados e amplia o efetivo da Guarda Municipal, dos agentes de trânsito e dos fiscais de transporte no município
Nesta sexta-feira, 9, o prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, participou da cerimônia de abertura oficial do curso de formação da Guarda Municipal, dos Agentes de Trânsito e dos Fiscais de Transporte. A aula magna, realizada no Centro Administrativo, é um marco e representa o primeiro passo para a transformação da segurança e da mobilidade urbana do município.
Com a aula magna, o município dá andamento ao que foi iniciado no momento da convocação dos 62 aprovados no concurso público, realizando o curso e garantindo a bolsa-formação, para que os alunos se dediquem integralmente ao processo de capacitação, com foco na formação técnica, ética e profissional.
Para o prefeito Sérgio Reis, o momento simboliza um avanço concreto na construção de uma cidade mais organizada, segura e preparada para o futuro. “Estamos investindo em pessoas, em formação e em estrutura, porque entendemos que a segurança e a mobilidade urbana começam com profissionais bem preparados e valorizados. Esse curso representa respeito aos concursados e responsabilidade com a população de Lagarto. Cada passo dado aqui hoje reflete o nosso compromisso de fortalecer a presença do poder público nas ruas, garantindo mais ordem, proteção e qualidade de vida para todos os lagartenses”, afirmou.
Quando concluírem a formação, os alunos passam a integrar o quadro de servidores do município, reforçando as forças de segurança. A Guarda Municipal passa de 15 para 50 profissionais; os agentes de trânsito, de 30 para 50; e os agentes de fiscalização do transporte público, de três para 10, fortalecendo a presença do poder público nas ruas.
A secretária municipal da Ordem Pública e Defesa da Cidadania, Mônica Dias, destaca a importância do curso. “Hoje, os concursados estão começando o curso de formação para a parte técnica e profissional, para que possam estar preparados para atender a nossa cidade. Com esse curso, vamos dar uma virada de chave no município, ampliando o efetivo de segurança, mobilidade urbana e fiscais de transporte. Assim, Lagarto vai conseguir ser melhor atendida, com mais segurança e com os servidores mais próximos dos nossos cidadãos”, disse.
A secretária municipal de Governo, Angela Albino, relembra os desafios enfrentados até a convocação e o início do curso de formação. “Hoje é um dia que consagra não só o desejo do prefeito Sérgio de ver esses guardas, agentes de trânsito e fiscais de transporte formados, como também demonstra o comprometimento da gestão com um futuro ainda melhor para a nossa cidade, mais segura e com mais fluidez no nosso caminho. Para chegar até aqui, foi um longo percurso. Enfrentamos dificuldades orçamentárias, mas a vontade política do prefeito prevaleceu, e hoje essa entrega espetacular vai ficar na história do município. Aqui em Lagarto, tínhamos um número baixíssimo tanto de guardas quanto de agentes de trânsito e fiscais de transporte”, destaca.
O presidente da Associação Nacional dos Agentes de Trânsito (AGT Brasil), Antônio Coelho, foi um dos palestrantes da aula magna. Ele explicou a importância do debate sobre o tema discutido. “O Brasil é carente de eficiência e qualidade no serviço público. Por isso, é extremamente importante que a formação desses profissionais receba atenção especial do poder público, para que sejam profissionais qualificados e ofereçam serviços mais eficientes. Falamos sobre a missão do agente de trânsito e do fiscal de transporte, a relevância que esses profissionais têm, assim como os da Guarda Municipal, todos operadores da segurança pública do município”.
Larissa Alves Santana, aluna do curso de formação e aprovada no concurso público da Guarda Municipal, destaca a sensação de participar desse marco inicial. “É uma sensação maravilhosa, um momento que eu já esperava há muito tempo. Sempre sonhei em atuar na área de segurança pública e, com a aprovação no concurso, pretendo fortalecer a segurança e prestar um bom trabalho. Durante a formação, teremos custos com alimentação e transporte, então foi muito importante a aprovação da bolsa-formação para os alunos”, enfatiza.
Durante a aula magna, o prefeito anunciou a construção de uma base para a Guarda Municipal e a autorização para a licitação de um cordão de segurança, com a instalação de câmeras de monitoramento com reconhecimento facial e identificação de placas de veículos.
Fonte: Assessoria de Imprensa do prefeito Sérgio Reis
Foto: Augusto César




