A conquista do selo representa um marco histórico para Lagarto, que recebe o Selo Ouro pela primeira vez

Na manhã desta quarta-feira, 10, o prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, participou da cerimônia de entrega do Selo de Transparência 2025, realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE). Lagarto conquistou o Selo Ouro, um marco histórico e inédito no município, que é reconhecido pela primeira vez pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e pelo TCE-SE, após alcançar 94,11% de conformidade neste ano.

Para conquistar o selo, o município adotou uma série de medidas que beneficiaram a população lagartense e democratizaram o acesso à informação pública, um direito de todos. Somente neste ano, Lagarto implantou o Diário Oficial, criou o Setor de Transparência, organizou informações, modernizou portais e atualizou dados que antes não eram publicados. Com essas e outras ações, o município avançou em transparência pública e elevou os índices dos anos anteriores, o que possibilitou o alcance do Selo Ouro.

O prefeito Sérgio Reis reafirma a relevância que o selo tem para o município e ressalta a importância do empenho e da dedicação diária das equipes que formam a gestão municipal. “O Selo Ouro representa muito mais do que um reconhecimento técnico, ele reafirma o compromisso que assumimos com cada lagartense: o de fazer uma gestão transparente, responsável e aberta ao diálogo. Saímos de índices que antes nos impediam de conquistar qualquer certificação e alcançamos 94,11% de conformidade, um avanço histórico para Lagarto. Esse resultado é fruto do trabalho dedicado de toda a nossa equipe, que modernizou sistemas, reorganizou informações e colocou a transparência como prioridade. Seguiremos avançando, porque o cidadão merece ter acesso claro e confiável a tudo o que é feito pela Prefeitura”, disse.

Os índices alcançados anteriormente impossibilitaram que o município conquistasse o Selo Diamante, pois este é fruto de uma análise do histórico de percentuais em transparência e não somente do ano atual. No entanto, o objetivo de Lagarto é avançar e fortalecer ainda mais a transparência para, além de alcançar o Selo Diamante, garantir que cada lagartense tenha acesso claro, atualizado e confiável às ações da Prefeitura e à informação pública, como explica a secretária de Administração, Jocelda Fonseca.

“Conseguimos em um ano o que não foi alcançado nos seis anos anteriores. Para a gente ter acesso, ser condecorado com o selo, precisamos atingir 100% dos critérios que são exigidos pela Atricon. Esse reconhecimento é nacional. Nós alcançamos o selo porque atingimos 100%. Nossa pontuação foi 94,11%, que nos trouxe o ouro. Para conseguir o Selo Diamante, a gente também precisa atingir 100% de pontuação que atende a critérios de índices anteriores. Nós estamos com um histórico de índices baixos, que não trouxe nenhum selo, nenhuma certificação nos anos anteriores. Agora, com essa nova construção, esse novo histórico, nos próximos anos vai ser possível que Lagarto atinja, com certeza, o Selo Diamante”, pontua a secretária.

Fonte: Assessoria de Imprensa do prefeito Sérgio Reis 

Foto: Denisson Rosendo