Equipamentos foram destinados a famílias do povoado Oiteiros, fruto de emendas parlamentares do deputado federal Fábio Reis

O povoado Oiteiros, em Lagarto, recebeu nesta quinta-feira, 14, dez cisternas de captação de água da chuva, um importante reforço para garantir o acesso à água potável. A ação é fruto de recursos oriundos de emendas parlamentares do deputado federal Fábio Reis, viabilizadas por meio da Codevasf, e integra um pacote de investimentos no valor de R$ 10 mil, que contempla um total de 29 unidades.

O prefeito interino, Washington da Mariquita, acompanhado do secretário municipal de Obras, Camilo Roriz, e do deputado Fábio Reis, visitou as famílias contempladas que, além de receberem cisternas, tiveram o abastecimento de água garantido, por meio da Prefeitura de Lagarto, que disponibilizou um caminhão-pipa, assegurando que os moradores já possam usufruir do benefício.

“Rodamos algumas comunidades do povoado Oiteiros, que foi o primeiro lugar que visitei como vereador, e que é um dos mais carentes do município. Hoje, como prefeito interino, é gratificante retornar para trazer melhorias concretas, como estas cisternas que representam mais qualidade de vida para nossa gente. Água é vida, e aqui, junto ao secretário Camilo Roriz, também estamos avaliando as estradas da região para buscar soluções. O que for possível fazer, o município fará para apoiar e cuidar das famílias lagartenses”, destacou Washington.

O deputado federal Fábio Reis reforçou que a iniciativa é resultado de uma parceria sólida com a gestão municipal, que tem gerado benefícios diretos para a população.
“Hoje é mais um dia feliz para o nosso mandato e para a Prefeitura de Lagarto. Entregamos cisternas, e a gestão municipal garantiu o caminhão-pipa para abastecimento imediato, levando água e qualidade de vida. Só este ano, já destinamos mais de R$ 27 milhões para o município, e seguiremos trabalhando por mais avanços”, afirmou o parlamentar.

Na semana anterior, outras 16 cisternas foram entregues em comunidades como Pindoba, Pururuca e Campo do Crioulo. Para os moradores, a chegada da água representa alívio e dignidade.

A dona de casa Maria de Jesus contou que antes precisava buscar água na casa da mãe, carregando baldes pesados na cabeça. “Agora acabou o sofrimento, graças a Deus, ao deputado Fábio Reis e à Prefeitura de Lagarto”, comemorou.

Moradora do povoado há mais de 20 anos, Rosa Alvina relembrou um acidente que sofreu ao carregar água. “Era muito difícil. Além do peso, havia o risco. Cheguei a cair e machucar a perna. Agora, com a cisterna, tudo muda. É um motivo de muita felicidade”, disse emocionada.

A ex-vereadora Creusa do Oiteiro, liderança da comunidade, acompanhou as visitas e reforçou o agradecimento. “Esse é um povo muito sofrido. Com a chegada das cisternas, o problema da falta de água vai diminuir muito. Agradeço a Deus, ao nosso deputado Fábio Reis e ao secretário de Obras, que estão trazendo melhorias para a nossa gente”, declarou.

Foto: Augusto Oliveira / Secom Lagarto