O prefeito Sérgio Reis abriu, nesta quinta-feira, 5, a Jornada Pedagógica 2026. O evento, que marca oficialmente o início do ano letivo da rede municipal de ensino, reúne mais de 600 profissionais, entre diretores, coordenadores, professores, cuidadores e demais servidores de todas as escolas do município. A programação tem como objetivo promover reflexão coletiva sobre a aprendizagem, o cuidado pedagógico e o planejamento para o ano, fortalecendo a qualidade do ensino em Lagarto. Com o tema “1º CUIDA: Ciclo Unificado, Interdisciplinar de Aprendizagens”, a Jornada Pedagógica destaca o cuidado como eixo central do processo educativo, tanto com quem aprende quanto com quem educa, reconhecendo os desafios cotidianos da sala de aula e a importância das relações humanas para a aprendizagem.
“Chegar ao primeiro dia de aula sempre traz uma ansiedade muito grande. Esses dias eu vi um vídeo que me fez lembrar da minha própria história, de quando eu chegava à escola sonhando em ser jogador de futebol. Hoje, tenho a honra de estar aqui como prefeito, abrindo a Jornada Pedagógica 2026, com um tema que traduz exatamente aquilo em que acreditamos enquanto gestão, o cuidado. O cuidar é uma exigência da nossa administração. Cuidar desde o primeiro momento, do aluno, do professor, do servidor. O cuidado vem da atenção, do amor e do acolhimento e vocês, professores, têm um papel fundamental nesse processo, porque cuidam do presente e do futuro, dos nossos pequenos”, destacou o prefeito Sérgio Reis.
Em sua participação, o gestor lembrou ainda os avanços conquistados pela rede municipal e ressaltou que a Jornada é um marco na consolidação de práticas inovadoras, no fortalecimento da rede e na valorização dos profissionais. “Estamos reunindo educadores e gestores em torno de metas estratégicas e resultados concretos. Esse encontro evidencia avanços na qualidade da educação, na valorização dos profissionais e na integração de novas metodologias. A formação continuada é um espaço de atualização, que inclui também os novos profissionais que tomaram posse recentemente, promovendo o ciclo unificado e interdisciplinar das aprendizagens, alinhando teoria e prática e preparando a rede para os desafios do presente e do futuro”, afirmou Sérgio Reis.
A secretária municipal da Educação, Taysa Mércia, ressaltou o simbolismo da Jornada Pedagógica. “A Jornada 2026 marca o início do nosso ano letivo e promove o planejamento coletivo, o alinhamento das ações pedagógicas e a interação entre professores, coordenadores, diretores e toda a rede. O primeiro ‘Cuida’ nasceu a partir das necessidades atuais da educação, priorizando o cuidado com a educação básica, a saúde do professor, os estudantes, a cultura de paz e o pacto pela educação no município”, afirmou.
Ela destacou também a chegada dos novos servidores e a importância da integração. “Os novos profissionais que chegaram à rede já iniciam o ano participando da Jornada Pedagógica. Eles entram qualificados, conhecendo a estrutura da rede municipal de ensino, se familiarizando com as metodologias e com as propostas pedagógicas, o que fortalece a qualidade do ensino desde o início do exercício”, explicou.
Para a professora Ana Lúcia Oliveira Santos, a Jornada é uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências. “A Jornada Pedagógica é um momento muito importante para nós, professores. Além da capacitação, é um espaço de troca e de conhecimento entre os colegas. Estamos iniciando oficialmente o ano letivo e a expectativa é de que seja uma jornada de muito aprendizado para todos nós”, destacou.
O evento também marcou a chegada de novos docentes à rede. A professora Geise Aparecida Moraes Santos, recém-convocada por concurso público, comemorou a integração à rede. “Passar no concurso é uma realização pessoal e, para todos nós que estamos ingressando agora na rede, esse início representa felicidade e esperança. A Jornada Pedagógica é um momento de aprendizado, de acolhimento e de cuidado, e desejamos um excelente ano letivo de 2026 para todos os professores da rede municipal de Lagarto”, disse.
Formação continuada
A Jornada Pedagógica 2026 conta com uma programação diversificada, que inclui apresentações culturais, momentos de acolhimento e palestras temáticas voltadas aos desafios contemporâneos da educação. Entre os palestrantes do primeiro dia estão o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Bandeira de Melo, que aborda o tema Reordenamento de Rede e Pacto pela Educação; a a professora e doutora Cátia Justo, que trata da Saúde do Professor da Educação Básica; o neurocirurgião pediátrico Tiago Cavalcante, com a palestra Atenção sequestrada: aprendizagem, dopamina e escravidão digital; e a delegada e docente Daniela Lima, que discute Cultura de Paz na Escola e Práticas de Educação para a Cidadania.
A programação da Jornada Pedagógica segue nesta sexta-feira, 6, com outras atividades formativas, momentos de planejamento coletivo e debates, reafirmando o compromisso da rede municipal de ensino de Lagarto com uma educação de qualidade, pautada no cuidado, na escuta e na construção conjunta.
Fonte: assessoria de Comunicação do prefeito Sérgio Reis
Foto: Augusto Oliveira




