A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta segunda-feira (15) a aplicação da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A vacinação está sendo ofertada de forma gratuita em todas as Unidades de Saúde, e é destinada a gestantes a partir da 28ª semana e tem a finalidade de reduzir os casos de bronquiolite em recém-nascidos.
Em 2025, até 22 de novembro, o Brasil registrou 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados por VSR. Desse total, mais de 35,5 mil hospitalizações ocorreram em crianças com menos de dois anos, o que representa 82,5% de todos os registros.
De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Séphora Santos, a disponibilidade da vacina representa um marco importante para a saúde materno-infantil. “Considerando a realidade brasileira, em que as infecções do trato respiratório são frequentemente causadas por esse vírus e que crianças menores de dois anos são as principais acometidas, poder proporcionar uma forma de prevenção é essencial. A vacina vem exatamente com essa finalidade: proteger o bebê antes do nascimento, fortalecendo a prevenção ainda durante a gestação”, destacou.
Élida França, gestante de 30 semanas, foi uma das primeiras a se vacinar. Para ela, a vacinação é essencial e já garantiu sua dose, protegendo seu bebê contra um vírus que tem atingido muitas crianças. “Para mim, é muito importante saber que o município está disponibilizando essa vacinação. Saber que estarei protegida e, principalmente, protegendo o meu filho, é um grande prazer. Quero aproveitar para incentivar todas as mulheres gestantes a também se vacinarem, para protegerem seus bebês. A vacina é muito importante e, antes, não estava disponível na rede pública”, destacou.
Para garantir a imunização, a gestante deve procurar sua Unidade de Saúde de referência, portando o Cartão de Vacina, CPF e documento que comprove a idade gestacional (cartão da gestante ou exame recente).




