A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início nesta segunda-feira (18) ao projeto Ouvidoria Itinerante, que tem como objetivo aproximar ainda mais a gestão municipal da população. A iniciativa começou na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria José Soares Figueiroa, no bairro Eduardo Gomes, e será levada a diferentes pontos da cidade, permitindo que os cidadãos registrem suas demandas, elogios, denúncias ou sugestões de forma segura, acolhedora e sigilosa.

Segundo a ouvidora da Saúde, Renata Pereira, o projeto representa um avanço significativo na política de participação social do município. “As ouvidorias são canais de comunicação entre a população e a gestão pública. Através delas, os usuários podem registrar reclamações, denúncias, solicitações ou até mesmo elogios. Com a Ouvidoria Itinerante, estamos indo até a população, criando um espaço de escuta ativa e orientação sobre os canais de acesso”, destacou.

Ouvidora da Saúde, Renata Pereira

Renata explica ainda que a proposta é, inicialmente, visitar 20 Unidades Básicas de Saúde, mas o trabalho não vai se restringir a esses espaços. A segunda etapa do projeto será voltada para comunidades mais distantes e de difícil acesso, garantindo que todos tenham a oportunidade de participar. “Queremos ouvir de perto as demandas da população para que possamos aprimorar os serviços de saúde e dar respostas cada vez mais eficazes”, completou.

O ouvidor geral do município, Antônio Fortes, reforçou a importância da iniciativa como ferramenta de transparência e de fortalecimento da cidadania. Para ele, a ouvidoria oferece um caminho institucionalizado para que o cidadão seja ouvido, evitando que a comunicação com a gestão se restrinja apenas às redes sociais. “A população precisa saber que tem canais oficiais para registrar suas demandas. Dessa forma, conseguimos organizar os pedidos, identificar o que está funcionando e o que precisa melhorar. O povo é o legítimo fiscal da gestão municipal, e quando ele participa, conseguimos ter dados concretos sobre as necessidades reais da cidade”, ressaltou.

Ouvidor geral do município, Antônio Fortes

Antônio destacou ainda que o município está dividido em três grandes polos (Centro Histórico, Grande Rosa Elze e povoados), o que torna a atuação da ouvidoria ainda mais estratégica. “É impossível para a gestão conhecer todas as demandas de forma isolada, mas, quando recebemos registros formais, conseguimos contabilizar e mapear os principais pontos de atenção. Assim, a gestão pode direcionar melhor seus recursos e investimentos”, explicou.

Em relação ao encaminhamento das demandas, o ouvidor detalhou o processo seguido pela equipe: “Quando recebemos uma manifestação, formalizamos o registro de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, preservando as informações do cidadão. Depois, a solicitação é encaminhada para a secretaria responsável, que deve dar uma resposta. Nem sempre é possível atender de imediato, mas as demandas entram no planejamento do município e ajudam a nortear futuras ações”.

O projeto já recebeu elogios de moradores. A aposentada Maria do Carmo Fonseca, que participou da primeira edição, aprovou a proposta. “Achei muito importante. Assim as pessoas ficam cientes de onde podem reclamar quando tiver algum problema e a prefeitura vai poder melhorar o atendimento”, declarou.

Maria do Carmo Fonseca participou da primeira edição do projeto

Outros canais

Além do projeto itinerante, a Ouvidoria da Saúde pode ser contactada através do telefone (79) 99898-7547 ou do email ouvidoria.saude@saocristovao.se.gov.br. O atendimento  presencial é feito na Secretaria Municipal de Saúde, que fica localizada na Av. Irineu Neri, nº 400 – Bairro Irineu Neri, com funcionamento de segunda a sexta, das 08h às 12h e das 13h às 16h.

Confira o cronograma da Ouvidoria Itinerante

19/08 (Ter.) — UBS Maria José Soares Figueiroa e Urgência 24h (Eduardo Gomes) – 8h às 12h

20/08 (Qua.) — UBS Maria de Lourdes Cruz (Rita Cacete) – 8h às 12h

21/08 (Qui.) — UBS Bruno Kaique (Madre Paulina) – 8h às 12h

25/08 (Seg.) — UBS Masoud Jalali (Rosa Elze) – 8h às 12h

26/08 (Ter.) — UBS Mariano Nascimento (Rosa Maria) – 8h às 12h

27/08 (Qua.) — UBS Mª de Lourdes Ramos dos Santos (Parque Santa Rita) – 8h às 12h

28/08 (Qui.) — UBS Irônia Maria (Centro) – 8h às 12h

01/09 (Seg.) — UBS Laudelina Lima de Andrade (Caípe Velho) – 8h às 12h

02/09 (Ter.) — UBS Dr. Raimundo Aragão (Divinéia) – 8h às 12h

03/09 (Qua.) — UBS Maria Luiza Nascimento (Cabrita) – 8h às 12h

08/09 (Seg.) — UBS José Macário de Santana (Várzea Grande) – 8h às 12h

09/09 (Ter.) — UBS Maria Alice Freire (Pedreira) – 8h às 12h

10/09 (Qua.) — UBS Jairo Teixeira (Centro) – 8h às 12h

06/10 (Seg.) — UBS Luiz Alves (Luiz Alves) – 8h às 12h

07/10 (Ter.) — UBS Antônio Florêncio de Matos (Tijuquinha) – 8h às 12h

08/10 (Qua.) — UBS Manoel Juvino (Cardoso) – 8h às 12h

10/10 (Sex.) — UBS José Amado (Marcelo Déda) – 8h às 12h

13/10 (Seg.) — UBS Tânia Santos Chagas (Colônia) – 8h às 12h

14/10 (Ter.) — UBS Maria de Lourdes Alves (Feijão) – 8h às 12h

15/10 (Qua.) — UBS Sinval de Oliveira (Lot. Lauro Rocha) – 8h às 12h