Incentivador e praticante de diversas modalidades esportivas, o vereador e 1º secretário da mesa diretora da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB), comemora mais uma aprovação do seu mandato: o Projeto de Lei (PL) 355/2025, que institui no calendário oficial de eventos da capital, o Dia do Triatlo e do Triatleta.

A aprovação da propositura, nesta quinta-feira, 12/02, reforça o compromisso do vereador com o esporte aracajuano e seus atletas. “O Triatlo é uma das modalidades esportivas mais completas, pois combina a natação, o ciclismo e a corrida. É uma prática que exige resistência, disciplina e muito equilíbrio emocional e físico. Posso falar da experiência de viver o esporte, aprender com ele e entender a cada novo dia o quão transformador ele é. Sem dúvidas, morar em Aracaju nos traz privilégios que integram uma verdadeira qualidade de vida, pois viver em uma cidade com praias, rios e avenidas planas, onde a nossa Orla é cenário para a prática esportiva, nos faz apostar cada vez mais em uma vida saudável. Por aqui, grandes nomes já são reconhecidos no triatlo e muitos nomes de fora têm chegado para eventos que nos elevam em todo país”, declara o vereador Sargento Byron.

O projeto de lei aprovado e encaminhado para a sanção da prefeita Emília Corrêa, institui a data de 18 de Agosto enquanto “Dia Municipal do Triatlo e do Triatleta”. “O dia 18 já é reconhecido no país como Dia Nacional do Triatleta, nada mais justo do que aproximarmos a nossa cidade da modalidade e reconhecer nossos atletas também. O objetivo é que a data impulsione o Poder Público Municipal a apoiar eventos e ações relacionadas ao triatlo e à promoção de saúde”, reforçou Byron.

O autor da propositura ainda destacou que o reconhecimento oficial da data em Aracaju irá contribuir para consolidar o município como referência no calendário esportivo, fomentando também o turismo esportivo, gerando oportunidades para o comércio, hotelaria e serviços locais. “ Falar em esporte é falar em saúde, em uma cadeia de setores que crescem junto com o desenvolvimento de um atleta, de uma prática esportiva. Que a gente possa continuar incentivando uma sociedade longe do sedentarismo, longe de doenças que são preveníveis e, ainda, transformando histórias, inspirando crianças e jovens”, concluiu o parlamentar.