A deputada federal Delegada Katarina lançou, neste domingo, 8, em parceria com o ex-jogador e ex-secretário nacional do Esporte, Washington Cerqueira, o Projeto Coração Valente. A iniciativa social utiliza o esporte como ferramenta de transformação humana, inclusão social e desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social em Sergipe.
Os dois primeiros polos do projeto foram inaugurados no Bairro Bugio, em Aracaju, e no Bairro Taiçoca, em Nossa Senhora do Socorro, marcando o início da atuação da iniciativa no estado. O avanço do projeto foi possível graças ao investimento direto da deputada, que destinou R$ 600 mil em emendas parlamentares para garantir a implantação e o fortalecimento da ação.
Com os recursos assegurados, o Projeto Coração Valente passa a contar com estrutura adequada, materiais esportivos, alimentação e acompanhamento contínuo dos participantes. A proposta vai além da prática esportiva, promovendo também formação cidadã, fortalecimento emocional e social, além do desenvolvimento de valores como disciplina, autoestima e senso de pertencimento.
A deputada Katarina definiu o momento como um marco em seu mandato, pelo impacto que a iniciativa representa para o futuro das crianças e jovens atendidos. “Cada investimento que a gente encaminha e vê se tornar realidade é muito emocionante. Cada ação, cada projeto, é uma vitória para quem, assim como eu, enxerga a política como uma oportunidade de transformação social. E é exatamente isso que estamos fazendo aqui, com este projeto”, destacou.
Para a parlamentar, o esporte é um instrumento essencial de formação. “Esporte é saúde, disciplina, educação e resiliência. Alguns desses meninos podem até se tornar grandes craques no futebol, mas todos serão cidadãos com formação baseada em bons princípios. O que a gente quer é dar oportunidade para essas crianças”, completou.
Presidente do Instituto Coração Valente, Diego Mota destacou o papel fundamental da deputada para a efetivação da iniciativa. “A deputada acreditou no nosso trabalho, e isso é muito significativo. Estamos muito felizes com esse primeiro passo do projeto, que, sem dúvida, trará muitos resultados”, afirmou.
O embaixador do projeto, Washington “Coração Valente” também ressaltou a importância do apoio recebido. “É impossível não se emocionar. Quando pedi a emenda para a realização desse sonho, ela se colocou à disposição. Tenho muito respeito pela deputada, que se torna madrinha do projeto pelo desprendimento e empenho para tirar essa iniciativa do papel. Mais do que esporte, estamos falando de oportunidade e da formação dessas crianças enquanto cidadãs”, reforçou.
O projeto
Voltado prioritariamente a crianças, adolescentes e jovens, o Projeto Coração Valente também alcança famílias, educadores e lideranças comunitárias que atuam diretamente na base educacional e social das comunidades atendidas. Entre as atividades oferecidas estão práticas esportivas regulares, oficinas educativas e formativas, além de ações voltadas ao fortalecimento do vínculo comunitário.
Ao todo, o projeto contará com 16 unidades distribuídas em diversos municípios sergipanos, com capacidade de atendimento para cerca de 1.600 crianças e adolescentes. Cada unidade funcionará como um polo de desenvolvimento esportivo, educacional e social, promovendo impacto contínuo nas regiões onde estiver inserida.
Os participantes recebem gratuitamente uniforme completo, incluindo camisa, short, meia e chuteira. Além disso, em todos os dias de atividades é fornecido kit lanche, garantindo melhores condições de permanência, aprendizado e bem-estar.
Da assessoria




