Durante pronunciamento na Tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta quinta-feira (11), a deputada Linda Brasil (Psol) solicitou a ampliação das vagas no concurso público para o magistério anunciado recentemente pelo Governo do Estado. A parlamentar informou que, dados do Sergipe Previdência apontam que, entre 2017 e 2023, foram registradas 2.158 aposentadorias de professores, número que não inclui falecimentos, desligamentos ou as aposentadorias ocorridas em 2024 e no primeiro semestre de 2025.

“Além disso, temos 2.463 professores contratados temporariamente, de forma precária, por meio de seleções simplificadas. O Sintese (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe) cobra a ampliação das vagas e a atuação do Ministério Público para garantir que o concurso atenda à real demanda educacional do Estado”, afirmou.

Linda Brasil ainda lembrou que o último concurso do magistério foi realizado há 13 anos. “O ensino está precarizado, os professores adoecidos. É vergonhoso anunciar um concurso que cobre apenas 6,6% da necessidade real”, criticou.

Fiscalização no Restaurante Padre Pedro

A deputada também comentou uma visita de fiscalização ao Restaurante Popular Padre Pedro, localizado no Espaço Zé Peixe, em Aracaju. “O que vi foi bem diferente do que foi noticiado. Há longas filas, trânsito intenso e dificuldades no cadastramento biométrico. Muitas pessoas em situação de rua relataram que não conseguem sequer pegar um prato de comida”, afirmou.

Linda Brasil informou que solicitará uma nova reunião com a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), Érica Mitidieri, para tratar do tema. Também mencionou a Indicação nº 262/2025, de sua autoria, que propõe a criação da Cozinha Solidária Padre Pedro.

Em aparte, a deputada Lidiane Lucena (Republicanos) falou que não houve redução no número de refeições oferecidas. Ela explicou que uma situação pontual ocorreu no dia em que foi servido churrasco “gerando uma demanda acima do normal e ocasionando a falta de comida para cerca de 100 pessoas. Atualmente, o serviço está ampliado e passou de 1.800 para 2.100 refeições no almoço, e de 600 para 750 no jantar, com pontos de distribuição também nos bairros Bugio e Santa Maria. Seguimos atentos, monitorando diariamente a demanda, com foco na dignidade humana”, concluiu.

Foto: Joel Luiz / Agência de Notícias Alese