Durante Sessão Plenária nesta quarta-feira (13), o deputado Luciano Pimentel (PP) elogiou o pronunciamento do senador Laércio Oliveira (PP) no Senado Federal, realizado nesta terça-feira (12), em que o parlamentar cobrou medidas para destravar investimentos e garantir segurança energética em Sergipe. “O senador Laércio Oliveira é o grande idealizador e foi relator da nova Lei do Gás, que certamente vai ajudar e muito o desenvolvimento do nosso país”, afirmou.

O deputado contou que Laércio alertou sobre atrasos e distorções em medidas do Governo Federal que podem comprometer projetos estratégicos e a geração de empregos no estado. Entre as críticas, destacou-se a insatisfação com as Medidas Provisórias 1.304 e 1.307, que, de acordo com o senador, beneficiam poucos agentes do setor energético, limitando a competição e prejudicando estados como Sergipe. O senador defendeu que o acesso ao gás natural seja amplo, garantindo custos mais baixos para todos os setores, e criticou a exigência de que as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) operem exclusivamente com energia renovável de novos projetos, apontando inviabilidade técnica e privilégio setorial.

O parlamentar também manifestou preocupação com o adiamento do Leilão de Reserva de Capacidade (LR-CAP) 2025, que interrompeu a expansão de usinas termelétricas e de gás no país. “Em Sergipe, o cancelamento afeta diretamente um projeto privado capaz de adicionar 1 giga watt de potência, consumir até 9 milhões de metros cúbicos de gás por dia e gerar investimentos de R$ 5 bilhões, além de centenas de empregos qualificados”, destacou Pimentel, citando dados do discurso.

Ainda conforme o senador, Sergipe já se consolida como referência nacional no setor, com o primeiro terminal privado de Gás Natural Liquefeito (GNL) do país, integrado à malha da Transportadora Associada de Gás (TAG), e com o potencial do projeto Sergipe Águas Profundas, que pode produzir 18 milhões de metros cúbicos de gás por dia, cerca de 20% da oferta nacional. Ele comemorou a recente inclusão dos gasodutos de escoamento no regime tributário Repetro, iniciativa de seu gabinete que deve estimular a produção e reduzir o preço do gás no mercado.

Ao final, Pimentel ressaltou a importância do apoio político para consolidar o estado como referência industrial. “Parabenizo mais uma vez a atuação do eminente senador Laércio Oliveira, um desenvolvimentista que tem buscado a todo tempo ajudar o crescimento do nosso estado e do Brasil”, concluiu.

Foto: Jadilson Simões| Agência de Notícias Alese