Durante discurso na Tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) nesta quinta-feira (9), o deputado Manuel Marcos (PSD) destacou a importância das ações de conscientização realizadas neste mês de outubro, voltadas à prevenção dos cânceres de mama e ginecológico. O parlamentar anunciou a realização do 3º Fórum de Saúde da Mulher Sergipana, promovido pelo Governo do Estado, e elogiou a iniciativa do governador Fábio Mitidieri (PSD) e da secretária de Políticas para as Mulheres, Camila Godinho.

“Hoje amanheci com a incumbência de anunciar algo muito importante, que mostra a preocupação do Estado com a prevenção dos cânceres de mama e ginecológico. Quero parabenizar o governador Fábio Mitidieri e sua secretária de Políticas para as Mulheres por estarem promovendo, na próxima segunda-feira, o terceiro Fórum de Saúde da Mulher Sergipana”, afirmou.

O evento, que integra a programação do Outubro Rosa, será realizado na Biblioteca Epiphânio Dória e tem como objetivo ampliar o debate sobre os cuidados com a saúde da mulher, com ênfase na prevenção dos cânceres de mama e de colo do útero. “É isso que venho reclamando há muito tempo. É preciso informar as pessoas. Não basta apenas oferecer tratamento, porque o tratamento é quase um termo intermediário e final. É preciso informar para evitar essa doença tão letal”, ressaltou o deputado.

A programação do fórum contará com rodas de conversa, eixos temáticos e relatos de sucesso, abordando a importância do diagnóstico precoce para salvar vidas. Manuel Marcos, que também é médico, lembrou que a preocupação com a saúde feminina o acompanha desde o período em que foi vereador. “Essa é uma temática que venho tratando desde quando era vereador. Nos consultórios, tenho me deparado com adolescentes portadoras de HPV, um vírus agressivo que pode atingir o aparelho reprodutor, a cavidade oral e até os olhos, muitas vezes por falta de informação”, relatou.

O parlamentar reforçou o apelo à juventude para que pratique o sexo seguro e busque informações sobre prevenção, “Pelo amor de Deus, adolescentes, façam sexo seguro. O índice de infecções está altíssimo. Vejo jovens que poderiam ter uma vida longa e saudável se prejudicando por não querer se preservar”, alertou.

Ao encerrar, Manuel Marcos voltou a agradecer o governador Fábio Mitidieri pela iniciativa, “Governador, muito obrigado por esse evento. Devemos cada vez mais não oferecer apenas tratamento, mas informação. Uma comunidade informada é uma comunidade protegida”, concluiu.

Foto: Joel Luiz| Agência de Notícias Alese