O parlamentar encerrou 2025 marcando a história da Câmara com a atuação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Multas, instrumento responsável por investigar a aplicação da receita arrecadada com multas de trânsito no período de 2017 e 2024. “Presidir uma CPI, em meu segundo mandato, é um compromisso com a Casa Legislativa, com o povo e com os meus valores. Foram 120 dias de muito trabalho e comprometimento. Mostramos que, diferente do que algumas pessoas disseram, lá atrás, que esta CPI não daria em nada, seguimos todas as etapas necessárias, ouvimos as partes citadas e fizemos um trabalho em conjunto, com ética e transparência”, pontua Sargento Byron.
 
Em seu segundo mandato enquanto vereador por Aracaju, Sgt. Byron – Estrelas do Mar reforça números que representam além da defesa dos direitos da pessoa com deficiência. São mais de 100 proposituras protocoladas em um ano em que Projetos de Lei, como o de nº 176/2024, que tornou a Lei Municipal nº 6.135/2025 em Aracaju, assegurando o direito a acompanhante para Pessoas com Deficiência (PcD), autismo, Síndrome de Down e doenças raras durante consultas, exames e internações. “Costumo dizer que foi defendendo os direitos da pessoa com deficiência que cheguei à política, não foi preciso estar político para dar voz ao outro. Inclusão não é discurso, é direito. Em 2026 podemos muito mais, não tenho dúvidas”, reforçou Byron.
 Ainda na pauta da inclusão social, Byron agradece o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) pela ampliação e protagonismo dado ao trabalho desenvolvido pelo projeto social Estrelas do Mar, fazendo do banho assistido, na Praia da Cinelândia, uma ação permanente no ano que passou, através do Projeto "Incluir Praiaju”, promovido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com o Projeto Estrelas do Mar e com o apoio da Universidade Tiradentes (Unit), da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) e da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp).
Definindo o ano de 2025 como intenso e de presença e trabalho, o vereador por Aracaju também participou de decisões históricas para a sociedade aracajuana, como a criação das duas novas secretarias municipais: a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEMDEF) e a Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres (SERMULHER). 
Com presença em diversos bairros da capital, o vereador pautou diálogos com a prefeita Emília Corrêa e pastas competentes, a partir de demandas da saúde, educação e infraestrurura, fortalecendo as políticas públicas que são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico e para a qualidade de vida dos aracajuanos. Sargento Byron também levou à Brasília demandas emergenciais da Zona de Expansão da capital, dando continuidade ao trabalho que vem sendo realizado na região, dando voz também às comunidades que têm lutado pela permanência de território em Aracaju.
 
“Inicio 2026 consciente de que olhar para trás é muito mais do que ter referência em um passado que não é distante. É também uma forma de guiar tudo o que ainda posso e devo realizar enquanto representante do povo. Cada avanço fortalece políticas públicas e dão voz a quem mais precisa. Nenhuma comunidade pode ser invisível. Nenhuma classe pode ser calada. Meu compromisso é sempre com as pessoas e sou muito grato a todos que caminham ao meu lado nesta trajetória”, encerra o vereador.