A Câmara Municipal de Aracaju aprovou, nesta terça-feira (26), durante a 66ª sessão ordinária, o Projeto de Decreto Legislativo nº 84/2025, de autoria do vereador e presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), Milton Dantas, que concede o título de Cidadania Aracajuana ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir de Araújo Xaud. A solenidade de entrega será realizada nesta quinta-feira, às 14h, no plenário da Casa Legislativa.
A homenagem coincide com a presença de Samir Xaud para a inauguração oficial do Centro de Desenvolvimento (CD) do Futebol de Sergipe, marcada para sexta-feira (29), às 8h, no município da Barra dos Coqueiros (SE). O espaço integra o Fundo de Legado da Copa do Mundo de 2014 e tem como objetivo fomentar o crescimento do futebol, em parceria com a CBF e a FSF.
Este será o quinto CD entregue na gestão de Samir Xaud e o primeiro da região Nordeste. Além da inauguração, o evento contará com um Festival de Futebol que marcará o início das atividades do centro, envolvendo 120 crianças e 40 instrutores voluntários em ações distribuídas em nove mini-campos instalados dentro do campo oficial.
Breve biografia
Samir de Araújo Xaud, 41 anos, é médico especialista em infectologia e medicina esportiva, empresário e dirigente esportivo. Natural de Roraima, é filho de Zeca Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol. Iniciou-se no futebol aos 8 anos, no Atlético Roraima Clube, onde se destacou como goleiro. Fora dos gramados, cultivou também a paixão pelo jiu-jitsu — no qual é faixa-preta, 4º grau — e pelo kart, modalidade em que é bicampeão roraimense e já disputou competições nacionais.
Embora tenha atuado algumas partidas como jogador profissional, optou por seguir carreira fora das quatro linhas. Formado em Medicina, passou a atuar em clubes de Roraima no tratamento de atletas e, posteriormente, investiu em capacitação em gestão esportiva. Concluiu o curso de Gestão de Futebol da Federação Paulista e o CBF Masters, da CBF Academy, consolidando seu perfil como gestor.
Na vida pública, exerceu funções como diretor do Hospital Geral de Roraima, presidente do Sindicato Estadual dos Médicos e secretário adjunto de Saúde de Boa Vista. Em 2022, assumiu a vice-presidência da Federação Roraimense de Futebol, onde promoveu transformações no esporte local, como a captação de patrocinadores, a negociação de naming rights, o aumento das premiações e a criação de competições femininas e categorias de base.
Esse trabalho o projetou nacionalmente e culminou em sua eleição, no dia 25 de maio de 2025, como presidente da CBF, à frente da chapa “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”.