Faz parte do cronograma de reuniões do vereador por Aracaju, Sargento Byron – Estrelas do Mar, a cada início de ano visitar a Secretaria Municipal da Educação (Semed) para dialogar sobre as matrículas escolares.

Na terça-feira, 13, em reunião com a secretária Edna Amorim, o parlamentar além de dialogar sobre o calendário divulgado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), também pôde conversar sobre a urgência da efetivação de creches, bem como da contração de profissionais para equipe multidisciplinar para a Educação Especial, além de também pontuar a preocupação com a alta demanda, onde muitas famílias já estão sem vagas nas escolas próximas de sua residência. “É sempre importante destacar que o nosso mandato está aqui para somar, não para criar discussões. A equipe da Semed é sempre muito solícita e transparente em nossos diálogos. Sabemos que a primeira infância tem exigido atenção diante da falta de creches em diversas regiões da capital. Aqui, o nosso intuito é sempre pensar à frente e buscar alternativas que tragam resultados imediatos, quanto a longo prazo”, declarou Byron.

A rede municipal de ensino tem sido destaque pelos investimentos em infraestrutura, o que já tem colocado em pauta mais um ano de investimentos para a Educação Especial. “Fico muito satisfeito e confiante ao saber que mais de mil profissionais já estão direcionados à educação para a pessoa com deficiência. Promover um ambiente inclusivo é um direito. E termos conhecimento da capacitação que está sendo realizada esta semana pela Semed, reforça a nossa confiança na gestão que tem atuado para uma educação mais humanizada, segura e ética”, reforça o vereador Sargento Byron sobre os profissionais habilitados a trabalharem com pessoas com deficiências, transtornos do neurodesenvolvimento ou altas habilidades/superdotação.

A secretária Edna Amorim celebra os avanços da educação municipal, bem como pontua a importância de que o calendário de matrículas seja compartilhado e seguido por toda sociedade. “A educação de Aracaju tem sido destaque em muitas cidades do país. Só este ano, em poucos dias, nosso sistema já computou mais de 7 mil acessos, onde a Educação Especial tem sido referência. Nossa rede de ensino tem vagas, mas existe a estrutura física de cada escola, onde não podemos comportar mais do que cada centro de ensino permite, isso não quer dizer que a criança não terá vaga. Ela será realocada com toda qualidade de ensino. A Semed está de portas abertas para receber toda a população, seja de forma presencial, assim como através dos nossos canais de atendimento, obedecendo o calendário divulgado. Agradeço o vereador Sargento Byron por ser tão presente junto à Educação e acompanhar de perto o nosso trabalho”, conclui a secretária municipal.

Calendário de matrículas 2026
 
Transferência Interna
Dias 5 e 6 de janeiro de 2026: a matrícula no Portal da Educação foi destinada a estudantes público-alvo da Educação Especial ou em situação de vulnerabilidade social que desejavam transferência de uma unidade para outra, ambas da rede municipal de Aracaju. Até o dia 7 de janeiro: foi o prazo para entrega da documentação na escola.
Dias 8 e 9 de janeiro de 2026: etapa dedicada à matrícula no Portal para demais alunos que desejavam a transferência de uma escola para outra da rede. Até o dia 12 de janeiro: prazo para entrega da documentação na escola destino.
 
Alunos novos
Dias 14 e 15 de janeiro de 2026: período reservado para estudantes público-alvo da Educação Especial ou em situação de vulnerabilidade social.
Até o dia 16 de janeiro: prazo para entrega dos documentos na escola.
Dias 19 e 20 de janeiro de 2026: matrícula dos demais alunos que vieram de outras redes e desejam estudar em alguma escola da rede de Aracaju.
Até o dia 22 de janeiro: prazo final para entrega dos documentos nas escolas.

Vagas remanescentes
A partir do dia 26 de janeiro de 2026. A documentação deve ser entregue na escola em até dois dias úteis após a requisição da vaga.