O vereador Levi Oliveira (PP) vem mantendo contato constante com a Prefeitura de Aracaju, encaminhando demandas e indicando propostas que contribuam para a qualidade de vida e bem-estar da população aracajuana. Continuando esse trabalho, sugeriu a criação do Programa Municipal de Incentivo à Instalação de Pontos de Recarga para Veículos Elétricos, buscando fomentar a mobilidade sustentável e reforçar o uso de energias limpas. Ao instituir o programa, o município se tornará mais adepto à adoção de tecnologias de baixo impacto ambiental.
Os veículos elétricos têm crescido como uma alternativa sustentável de transporte urbano, visto que sua adesão no país aumentou em 85% no ano de 2024 em relação ao ano anterior, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Por não queimarem combustíveis fósseis, esses transportes não produzem emissões diretas de dióxido de carbono (CO2) e outros poluentes. Por isso, torna-se cada vez mais fundamental pensar em ampliar a infraestrutura pública e privada destinada à recarga de veículos elétricos, garantindo sua disponibilidade e o acesso da população a esse serviço.
"Nosso objetivo é contribuir para o avanço das políticas públicas de sustentabilidade urbana no município, alinhando a cidade às diretrizes nacionais e internacionais de mobilidade elétrica e de redução das emissões de carbono. Adotar medidas que incentivem à instalação de pontos de recarga para veículos elétricos é essencial para que possamos incentivar o uso de veículos com menor impacto ambiental, reduzindo assim as emissões de poluentes. É uma forma de reforçar o quanto Aracaju se importa com pautas de sustentabilidade e desenvolvimento urbano responsável", defendeu o vereador.
O parlamentar acrescentou que a proposta também se alinha aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), instituídos pela ONU na Agenda 2030, que têm como objetivo atingir metas para garantir uma vida digna e saudável para todos. A instituição do programa contribuiria, portanto, para que o município esteja ainda mais de acordo com as metas globais de combate às mudanças climáticas.




