Ao longo do mês, ações incentivam reflexão e ajuda mútua
No mês dedicado a reflexões e cuidado com a saúde mental, o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) realiza, desde o início de setembro, ações internas sobre o tema. Nesta quarta-feira (10), procuradores, servidores, estagiários e terceirizados participaram de uma manhã de palestras e roda de conversa com os psicólogos Francinete Almeida e Josael de Souza, que falaram sobre “Saúde mental e autocuidado: estratégias para dias mais leves”.
Durante a palestra, os especialistas apontaram sinais que demandam atenção, a exemplo de baixa autoestima, problemas familiares, impulsividade, conflitos interpessoais, além de histórico familiar. Esses são alguns fatores que aumentam o risco para o adoecimento mental. “É importante ouvir os colegas, perceber quando há um comportamento diferente, de isolamento e oferecer ajuda. Quebrar o tabu sobre o acompanhamento psicológico e psiquiátrico é muito importante para a prevenção do adoecimento mental”, afirmou a psicóloga Francinete Almeida.
O psicólogo Josael de Souza destacou a importância do autoconhecimento e de evitar cobranças excessivas consigo. “Cuidado com a culpa, com o remorso, porque muitas vezes entramos num ciclo que parece não ter fim. A terapia nos ajuda a superar”, completou o especialista.
A servidora do MPT-SE e psicóloga Simony Ferreira conduziu uma dinâmica com os participantes, onde cada um disse uma palavra de carinho e incentivo.
Outras ações
Desde o dia 1º, a chefia do MPT-SE e o Comitê Regional de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade promovem ações internas de conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. Uma das ações foi um mural, com mensagens que enfatizam a valorização da vida e a necessidade de buscar e oferecer ajuda.
Também foi montado um espaço de acolhimento e repouso, chamado de Refúgio da Calma: um cantinho para desacelerar. Além disso, semanalmente, estão sendo realizados desafios com ações que estimulam a respiração correta, colaboração mútua e relaxamento, como aconteceu no início desta semana, quando a servidora do MPT-SE, Amanda Alarcão, conduziu uma sessão de yoga para o público interno. “O Setembro Amarelo, em nossa instituição, foi concebido como um movimento que se estende por todo o mês, para reforçar uma mensagem fundamental: o cuidado com a saúde mental não deve se restringir a uma data, mas se integrar ao nosso cotidiano, aos nossos gestos e à forma como nos relacionamos uns com os outros”, afirmou a vice-procuradora-chefa do MPT-SE, Clarisse Farias Malta.
A servidora do MPT-SE, Vanda Nascimento, disse que momentos como este são fundamentais para a integração dos servidores. "A palestra de hoje foi muito importante, foi um momento em que a gente parou para pensar e analisar as situações do dia a dia e do ambiente de trabalho. A saúde mental é um tema de grande relevância social, então promover uma programação dedicada ao Setembro Amarelo é uma iniciativa de grande valia, porque demonstra uma preocupação com o bem-estar dos servidores", afirmou.
O servidor da Procuradoria do Trabalho do Município de Itabaiana, Brenno Freire, também participou do evento e gostou de ouvir e compartilhar sentimentos durante a roda de conversa. "Foi maravilhoso, os palestrantes trouxeram um conteúdo enriquecedor. O momento mais importante foi a roda de conversa, nós tivemos uma troca muito bacana com os colegas", finalizou o servidor.