A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, manifestou com firmeza seu repúdio às declarações xenofóbicas feitas pelo ex-deputado estadual cassado em São Paulo, Arthur do Val. Em um vídeo que circula nas redes sociais, o ex-parlamentar se refere de maneira ofensiva à população da capital sergipana, utilizando expressões como “esse povo de merda” e “esse povo chipanzil”.

Em resposta, a gestora municipal reagiu com indignação e cobrou providências diante do que classificou como crime. “Arthur do Val, famoso por suas falas vergonhosas, aquele mesmo que teve a coragem de ofender as mulheres ucranianas em plena guerra com a seguinte frase: ‘As mulheres ucranianas são fáceis porque são pobres’, agora resolveu direcionar seu preconceito para Aracaju”, afirmou Emília.

A prefeita fez questão de separar críticas legítimas à administração pública de ataques discriminatórios à população. “Pode me criticar, pode criticar a gestão… mas ofender o povo de Aracaju, aí não. Aqui fica um recado: tomarei as providências legais cabíveis repudiando essa fala criminosa, porque o que ele fez não foi crítica. Ele cometeu crime de xenofobia e tem que ser tratado como tal”, disse.

Por fim, Emília reforçou sua defesa incondicional aos aracajuanos e pediu respeito. “Respeite a nossa gente, respeite Aracaju.”

As declarações de Arthur do Val vêm gerando forte reação nas redes sociais e em diversos setores da sociedade. O ex-deputado já havia ganhado notoriedade negativa no passado, quando teve seu mandato cassado por quebra de decoro após a divulgação de áudios misóginos sobre mulheres refugiadas ucranianas.

Entenda o caso

A polêmica ocorreu quando o ex-deputado Arthur do Val divulgou um vídeo do show do cantor Wesley Safadão durante o Pré-caju 2025, quando o deputado federal Thiago de Joaldo anuncia que o artista poderia confirmar sua presença como atração no Forró Caju do próximo ano, assegurando recursos para sua a participação na festa.

Com palavras como “esse povo de merda”, “esse povo burro” e “esse povo chipanzil”, o ex-deputado ridicularizou o povo sergipano por aplaudir a notícia dada pelo deputado Thiago de Joaldo ao lado da prefeita Emília Corrêa.