Para valorizar quem cuida da população, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju deu início, nesta segunda-feira, 7, ao Projeto Saúde do Servidor. A iniciativa garante práticas de autocuidado e bem-estar para todos os colaboradores da sede da SMS, independentemente do vínculo ou função.
Elaborado pela área técnica de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), pelo Programa Academia da Cidade e pela equipe de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, o projeto oferece atividades como ginástica laboral, técnicas de relaxamento, automassagem, ventosaterapia e auriculoterapia, além de aferição de pressão arterial e glicemia.
De acordo com Liana Nascimento, assessora técnica das PICS, a proposta é acolher os servidores que, muitas vezes, vivem no “piloto automático”, oferecendo momentos de pausa e cuidado para prevenir doenças como ansiedade, depressão e síndrome do pânico. “Queremos que essas práticas alcancem todas as redes de atenção do SUS em Aracaju”, destacou.
A coordenadora do Programa Academia da Cidade, Marília Alves, reforçou a importância do autocuidado durante a jornada de trabalho. “A ginástica laboral prepara para o trabalho e também ajuda a aliviar as tensões do dia a dia. Trouxemos ainda o cantinho do CardioAju, com aferição de pressão e glicemia, além de informações sobre alimentação e nutrição”, explicou.
As atividades do Projeto Saúde do Servidor acontecem todas as segundas-feiras, a partir das 8h, na sede da SMS, fortalecendo a saúde física, emocional e mental dos servidores que diariamente cuidam da saúde da população de Aracaju.