Em alusão ao Dia Nacional do Motociclista, celebrado em 27 de julho, o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE), em parceria com os demais órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito, promoveu nesta terça-feira, 29, uma grande ação educativa na Praça General Valadão, no Centro de Aracaju. A iniciativa integrou a programação da 1ª Semana Nacional do Motociclista e teve como foco a conscientização da população, especialmente dos condutores de motocicletas, sobre os riscos da imprudência e a importância da condução responsável.
Com o lema de valorização da vida e mudança de comportamento no trânsito, a ação envolveu atividades educativas, apresentações de impacto e recursos visuais que chamaram atenção de quem passou pelo local. Uma das intervenções mais marcantes foi a encenação teatral de um acidente de trânsito, acompanhada da exposição de 20 motocicletas 'deitadas', cada uma com placas que traziam mensagens reflexivas sobre segurança e responsabilidade.
“Foi forte. A cena do acidente, muito bem montada, nos remete à realidade que vivemos aqui em Aracaju e em várias cidades do estado. Ver motos por todos os lados e acidentes acontecendo com frequência. Acho que esse tipo de ação sensibiliza e impacta quem passa por aqui”, destacou Fabrício Aquino, coordenador de cultura do Centro Cultural de Aracaju, ao comentar o impacto da atividade visual.
Durante a manhã, os transeuntes também puderam participar de simulações com óculos que reproduzem os efeitos do álcool na direção, além de visitar as viaturas dos órgãos envolvidos, como o Detran, DNIT, SMTTs de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, Guarda Municipal e o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).
A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran/SE, Tissiane Costa, enfatiza o ineditismo e a relevância da iniciativa. “Essa é a primeira Semana Nacional do Motociclista e nossa mensagem é clara: precisamos de uma mudança de comportamento urgente. A população precisa entender que preservar vidas é uma escolha diária, e ela começa no trânsito", reforça.
Representando o DNIT, Marconi Júnior ressalta o compromisso do órgão com a educação no trânsito. “Essa é mais uma ação voltada à conscientização. O DNIT tem atuado constantemente, não só em eventos como este, mas também em escolas, com campanhas nas rodovias e ações de fiscalização. Acreditamos que só com educação e informação conseguiremos reduzir os índices de acidentes”, frisa.
Já Aracelly Matos, coordenadora do programa Anjos Azuis da Guarda Municipal de Aracaju, reforça o papel da instituição na formação de uma cultura de paz. “Nosso trabalho é contínuo. Atuamos o ano inteiro com educação e prevenção. Hoje, unimos esforços para sensibilizar os cidadãos sobre o alto índice de acidentes com motociclistas. O nosso recado é simples e direto: desacelere, seu bem maior é a vida", destaca.
Com ações visuais, educativas e de grande alcance simbólico, a operação reafirma o compromisso dos órgãos de trânsito com a segurança viária e a preservação de vidas, especialmente dos motociclistas, que figuram entre as principais vítimas do trânsito brasileiro.