A regulamentação do Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB), através da Instrução Normativa RFB nº 2.275/2025, terá um impacto significativo para o mercado imobiliário brasileiro. Com a nova regra, fica estabelecido que o compartilhamento de informações de imóveis
 deve ser feito via o Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter), criando uma espécie de “CPF do imóvel”, um identificador único para cada propriedade. 

A medida tem um reflexo direto em cartórios, registros e em profissionais que atuam no setor, uma vez que a Receita Federal, a partir de agora, estabelece que informações detalhadas sobre transações, incluindo o valor de referência, sejam fornecidos ao órgão.
 A projeção é que este procedimento reforce a segurança jurídica, melhore a transparência e a eficiência fiscal dos processos em todos os âmbitos tributários.  

Tecnologia como diferencial competitivo 

Apesar dos benefícios, a implementação do CIB enfrenta desafios práticos, como a adequação de registros antigos e a sincronização de sistemas entre diferentes órgãos. Para o CEO do CV CRM – empresa do setor que desenvolve soluções tecnológicas para a gestão
 de vendas –, Fábio Garcez, a tecnologia será a chave para superar essas barreiras e transformar a adaptação em uma oportunidade. 

"A implementação do CIB marca um divisor de águas para nosso setor. Não é mais opcional, nós precisamos nos adaptar. E quem não o fizer, ficará para trás", pondera.  Ele ressalta que as empresas que investirem em tecnologia para integrar processos de vendas,
 registro e contabilidade terão um diferencial competitivo. "Com o setor em expansão vejo uma oportunidade dupla: de melhoria operacional e de credibilidade junto ao cliente e ao mercado", analisa.  

Neste momento de transição o recomendado é que os envolvidos se preparem e usem a tecnologia de maneira inteligente, como reforça Fábio Garcez. “Toda mudança gera impacto, por isso é essencial aproveitar de forma estratégica esta fase. Realizar auditoria em
 registros, investir em sistemas de gestão e capacitação vão guiar este processo com mais segurança”, aponta o especialista.  

Luiza Sampaio/Assessoria de Imprensa - CV CRM