Nesta quarta-feira (26), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), deputado Jeferson Andrade (PSD), acompanhado dos parlamentares estaduais, realizaram uma visita técnica às obras do Complexo Viário Maria do Carmo Alves, em Aracaju. O novo equipamento urbano será responsável por ligar a avenida Tancredo Neves ao bairro Coroa do Meio, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana na capital sergipana.
A obra, de responsabilidade do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), é considerada uma das maiores iniciativas de mobilidade urbana em andamento no Brasil. Com investimentos que somam R$ 318 milhões, o projeto já emprega diretamente 130 trabalhadores, com a expectativa de que o número de postos de trabalho atinja 400 até sua conclusão. A entrega da ponte está prevista para maio de 2026, enquanto o complexo completo, que inclui acessos e a ponte estaiada, deverá ser finalizado até 2027.
O presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade, ressaltou que a Assembleia Legislativa tem sido sempre parceira das iniciativas do Governo do Estado na aprovação de projetos importantes, inclusive o empréstimo que viabilizou a construção da ponte.
“Sentimos orgulho dos rumos que o Governo do Estado vem tomando em favor do nosso Estado, especialmente no que diz respeito à mobilidade urbana de nossa capital. Quero parabenizar a equipe responsável, assim como o secretário Luiz Roberto, por toda a movimentação que tem conduzido essa iniciativa. Ele nos explicou que a expectativa é que, em julho do ano que vem, já tenhamos tudo concluído, oferecendo mais comodidade e qualidade para a nossa cidade. Antes da vistoria, realizamos uma reunião em que foi apresentado o projeto básico, explicando o funcionamento da obra, as características da ponte estaiada e os impactos previstos. Foi um momento técnico, mas fundamental para que possamos dar transparência e trabalhar de forma mais clara com a sociedade”, declarou o presidente.
O secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araújo, acompanhou, ao lado dos deputados estaduais, as obras do Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves. “Mais infraestrutura, mobilidade e qualidade de vida para Sergipe”, destacou.
Gestor responsável pelo acompanhamento da obra da ponte, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura Luiz Roberto, ressaltou que o governo tem acompanhado rigorosamente todo o processo da obra, junto com a Constant – empresa responsável pela execução da obra – a fim de que todos os prazos estabelecidos no contrato sejam rigorosos. “Se não houver nenhuma intercorrência, a previsão é que e no primeiro semestre de 2026 entreguemos o viaduto; e em maio de 2027, todo o complexo viário. É um papel também dos deputados fazer a fiscalização, principalmente porque eles aprovaram a operação de crédito que deu suporte à execução da obra. Por isso, é fundamental trazer os deputados e deputadas para que eles possam conhecer o andamento da obra e entender como está sendo executada, além dos benefícios que serão trazidos à população aracajuana e sergipana. Tudo isso é fruto de uma recomendação do governador Fábio Mitidieri, que determinou que trouxéssemos os deputados para que pudessem observar o andamento da obra”, esclareceu.
Deputados na visita
O vice-presidente da Assembleia, deputado Garibalde Mendonça (PDT), comentou a alegria em ver a obra sendo executada. “Olha, eu fico muito feliz e alegre, porque a gente está vendo o desenvolvimento de uma cidade visitando aqui a obra. Muito importante essa visita nossa aqui, dos deputados, mostrando o que realmente está sendo feito. Quem passa pela frente não percebe a grandiosidade da obra, mas a execução está acontecendo de forma bastante organizada, com toda a movimentação no canteiro de obras e a população sendo diretamente impactada e beneficiada por essa construção. É uma grande obra e tenho certeza de que será um dos cartões postais da nossa querida cidade de Aracaju.”
O primeiro secretário da Mesa Diretora da Casa, deputado Luciano Bispo (PSD), também destacou a relevância da obra para Sergipe. “Este é um projeto que vai engrandecer Aracaju, facilitando o trânsito e o escoamento de veículos. O Governo do Estado está de parabéns por essa grande iniciativa”, explanou.
O líder do Governo na Alese, deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil), lembrou da participação da Assembleia Legislativa na concessão de crédito para esta realização. “Hoje, estamos aqui para ver o resultado de um trabalho que começou com a aprovação de um crédito importante para essa obra, que sem dúvida é a maior do estado. Estamos testemunhando o impacto positivo que ela terá na mobilidade urbana, gerando empregos e melhorando a qualidade de vida da população sergipana”, afirmou.
A vice-líder do Governo, deputada Kitty Lima (Cidadania), também destacou os benefícios da obra para a população. “Este complexo viário vai não só melhorar a mobilidade urbana, mas também garantir mais qualidade de vida e bem-estar para todos que transitam pela capital”, afirmou.
A deputada Carminha Paiva (Republicanos) classificou o Complexo Viário Maria do Carmo Alves como uma das maiores obras de infraestrutura do Brasil. “Quando a obra estiver concluída, teremos uma grande mobilidade urbana em Aracaju, e com certeza será um avanço para todos os sergipanos. Parabenizo o governador pela realização deste grandioso projeto”, disse.
O deputado Manuel Marcos (PSD), por sua vez, fez uma comparação com as grandes obras de infraestrutura do passado e destacou a importância da obra para a zona de crescimento de Aracaju. “Eu estou muito feliz de estar presenciando esse momento, pois sei o quanto essa obra será fundamental para a viabilidade do transporte em Sergipe”, falou.
O deputado Luciano Pimentel (PP) comentou sobre sua magnitude, que está em andamento com grande celeridade. “É uma obra estruturante, que vai melhorar muito a mobilidade em Aracaju. Fico muito feliz com o que vi e com a certeza de que essa obra, quando concluída, trará enorme satisfação ao povo sergipano”, afirmou.
O deputado Kaká Santos também esteve presente e destacou o andamento acelerado. “A obra está em andamento a todo vapor. Para quem está de fora, pode parecer que pouco está acontecendo, mas no canteiro de obras vemos o grande progresso. Em breve, o governador Fábio Mitidieri estará entregando essa importante obra aos aracajuanos”, concluiu.
Estrutura do Complexo Viário
A intervenção contempla a construção de um viaduto de 180 metros, uma ponte estaiada de 360 metros e 2,34 quilômetros de ciclovias. O projeto visa interligar a Avenida Tancredo Neves, no bairro Inácio Barbosa, ao bairro Coroa do Meio, promovendo melhorias significativas na mobilidade urbana da capital sergipana.
Situação Atual
O empreendimento está na fase de instalação das estacas de sustentação, tanto no lado da Avenida Beira Mar quanto no lado do bairro Coroa do Meio.
Programas Socioambientais
Para mitigar os impactos ambientais e sociais da obra, estão em andamento 23 programas socioambientais, definidos com base no Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Entre as ações previstas estão a preservação da fauna e flora, a proteção dos recursos hídricos, do solo e do ar, além de um plano de Comunicação Social para manter a população informada sobre as etapas do projeto. Também estão sendo implementados planos de Educação Ambiental, Compensação Ambiental, com investimentos em Unidades de Conservação, como o Parque Natural Municipal do Poxim, e um plano de Ação de Emergência para respostas rápidas em situações imprevistas.