O Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Programa Opera Sergipe, realiza, desde a quinta-feira, 11, até este domingo, 14, cirurgias de mamoplastia redutora no Hospital Amparo de Maria, localizado no município de Estância.
A iniciativa dá continuidade ao atendimento das pacientes contempladas no Mutirão de 1ª Consulta para Cirurgia de Mamoplastia Redutora. Após a etapa de avaliação com especialistas, as mulheres que receberam indicação cirúrgica avançaram para a fase de realização dos procedimentos cirúrgicos.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, a ação reafirma o compromisso da gestão estadual com a saúde da mulher e com a ampliação do acesso aos procedimentos especializados. “O Programa Opera Sergipe tem sido fundamental para dar mais celeridade às cirurgias eletivas e garantir que essas mulheres tenham mais saúde, dignidade e qualidade de vida. Estamos trabalhando para reduzir o tempo de espera e ampliar, cada vez mais, o acesso da população aos serviços de saúde”, destacou.
Ao todo, 28 pacientes foram beneficiadas, com a realização de sete cirurgias por dia, executadas por uma equipe multiprofissional especializada em mamoplastia. Os procedimentos representam um avanço significativo na qualidade de vida das pacientes, contribuindo para a redução de dores nas costas, ombros e pescoço, além de melhorar a mobilidade, a autoestima e o bem-estar físico e emocional.
A coordenadora do Programa Opera Sergipe, Marli Francisca Palmeira, ressaltou a importância do acompanhamento permanente das etapas do processo. “Estamos acompanhando todo o processo desde o início, com a realização das consultas especializadas, exames e procedimentos cirúrgicos junto à equipe multidisciplinar do hospital. Nosso objetivo é garantir assistência completa, organizada e segura às pacientes, assegurando que cada etapa ocorra dentro do planejamento estabelecido”, afirmou.
Sonho realizado e retomada da autoestima
Uma das pacientes beneficiadas foi Damares Valença Santos, 30 anos, que aguardava pelo procedimento desde abril. Para ela, a cirurgia representa a realização de um sonho e alívio das dores que comprometiam sua rotina. “Eu dei entrada em abril e, graças a Deus, agora saiu pela segunda fase. Não tenho do que reclamar, realizei um sonho. Só Deus sabe o que a gente passa. Eu sentia muita dor na coluna e hoje posso dizer que estou realizada. A equipe é maravilhosa, os médicos também, e o pós-operatório está tranquilo. Minha expectativa agora é devolver a autoestima, e isso já está acontecendo”, relatou.
Já Maria da Guia Conceição dos Santos, 24 anos, moradora de Umbaúba, contou que aguardava pela cirurgia há cerca de quatro anos e destacou a agilidade do processo após o contato da equipe de saúde. “Foi tudo ótimo, totalmente diferente do que eu imaginava e superou minhas expectativas. Esperava por essa cirurgia há cerca de quatro anos. Quando me ligaram, no final de novembro, para a consulta, tudo aconteceu muito rápido. Já saí com todos os exames feitos e, em cerca de 15 dias, fui chamada para realizar a cirurgia. É um sonho realizado, algo muito esperado. Antes, isso impactava muito minha qualidade de vida, eu sentia muitas dores e os ombros ficavam machucados com o uso do sutiã. Agora, minhas expectativas são as melhores”, afirmou.




