Os três mutirões da Rede Ebserh neste ano totalizaram mais de 100 mil consultas, exames e cirurgias nos 45 hospitais
Meta mais uma vez ultrapassada! Os hospitais universitários da Universidade Federal de Sergipe em Aracaju e Lagarto participaram, no último sábado, 13, do maior mutirão de exames e cirurgias da história do Sistema Único de Saúde (SUS). Juntos, os dois hospitais realizaram 5.229 procedimentos. A ação integrou o terceiro Dia E: Ebserh em Ação de 2025, realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em parceria com o Ministério da Saúde, que contabilizou 54.068 consultas, cirurgias, exames e procedimentos especializados em um único dia em todo o país.
No Hospital Universitário de Aracaju (HU-UFS), foram realizados 4.353 exames e 32 cirurgias, ampliando o acesso da população aos serviços especializados e contribuindo para a redução das filas do SUS.
Já o Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) realizou 637 exames de imagem, 178 consultas e 29 cirurgias, reforçando o compromisso com a assistência gratuita, qualificada e humanizada no interior do estado.
Rosinalva foi uma das pacientes atendidas pelo Setor de Diagnóstico de Imagem do HU-UFS e falou sobre a importância do Dia E. “Foi ótimo esse mutirão porque muitas pessoas estavam precisando para realizarem os exames. Gostei muito e continuo amando o Hospital Universitário”.
A Paciente Luciana de Jesus, moradora de Tobias Barreto, um dos seis municípios atendidos pelo HUL-UFS, passou por um procedimento para retirada de implante ortopédico no joelho. “Não tinha previsão nenhuma para essa nova cirurgia, mas com esse mutirão, fui chamada para realizar a minha segunda cirurgia. Por isso, só tenho que agradecer a esse trabalho que estão fazendo no hospital”, contou.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que quase 5 mil profissionais da saúde e residentes da Ebserh atuaram no mutirão. “É determinação do presidente Lula: ele sempre tem nos ensinado a cuidar das pessoas, e reduzir o tempo de espera delas para fazer uma cirurgia, por exemplo, é parte deste compromisso”.
Padilha considerou este o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde. “Pela primeira vez, além dos hospitais universitários, as Santas Casas, hospitais filantrópicos e instituições privadas que atendem pelo Agora Tem Especialistas participaram de um esforço nacional conjunto. Esse é o SUS mostrando sua força e sua capacidade de mobilização”, afirmou o ministro da Saúde.
Segundo Arthur Chioro, presidente da estatal, “foi mais uma oportunidade de garantia de acesso às pessoas que esperam há muito tempo nas filas e, ao mesmo tempo, de aprimoramento dos nossos estudantes e profissionais, afinal de contas, somos hospitais universitários e temos compromisso com o SUS e com o ensino”.
Para a superintendente do HU-UFS, Angela da Silva, o engajamento dos profissionais foi decisivo para o sucesso da ação. “Eu me sinto muito orgulhosa da equipe do hospital universitário e de todos os profissionais envolvidos, porque eles trabalharam a semana inteira e esse foi mais um dia de trabalho extra que eles realizaram para que a gente pudesse fazer esse mutirão. Para mim, é motivo de muito orgulho, como superintendente da instituição, ver o engajamento e participação de todos os setores”, destacou.
Para a superintendente do HUL-UFS, Sandra Menta, o Dia E teve bastante impacto na vida dos pacientes. “Foi um dia em que a gente trabalhou reduzindo as filas do SUS por meio da oferta de cirurgias eletivas, de consultas com especialistas, consultas laboratoriais e de imagem e essas pessoas puderam sair daqui com todas as duas demandas resolvidas em relação ao que estavam esperando há meses”, ressaltou.
Ebserh em Ação
A mobilização faz parte do Ebserh em Ação, iniciativa nacional que integra o Agora Tem Especialistas, programa do Governo Federal que tem ampliado a oferta de consultas, exames e procedimentos especializados em todo o país. Nas duas edições anteriores do “Dia E” – em julho e setembro -, foram realizados 46.754 atendimentos. Com esta de dezembro, a estatal ultrapassou, assim, a marca de 100 mil procedimentos nos três mutirões.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.




