Os órgãos de um jovem de 20 anos, que sofreu morte encefálica após dar entrada na unidade com suspeita de intoxicação exógena, foram doados nesta segunda-feira, 17, em uma operação que envolveu as etapas de captação e translado de órgãos, no município de Itabaiana.

A captação ocorreu por meio da Central Estadual de Transplantes (CET) e foi realizada no Centro Cirúrgico do Hospital Regional de Itabaiana (HRI) Dr. Pedro Garcia Moreno Filho, após a autorização da família do doador. No procedimento, foram captados os rins esquerdo e direito, fígado, baço, linfonodos e córneas. Esse é o segundo procedimento de captação de órgãos realizado no interior sergipano e no HRI.
 
O serviço Aeromédico, uma parceria entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), da SES, e o Grupamento Tático Aéreo (GTA), da SSP, foi responsável por transportar, de helicóptero, o fígado captado até o Aeroporto Internacional de Aracaju - Santa Maria. Da capital sergipana, o órgão seguiu para Brasília. Os rins, baço e linfonodos foram para Recife, capital de Pernambuco; e as córneas permaneceram em Sergipe. 

Segundo o superintendente do HRI, Yuri Souza, os profissionais da unidade estão muito gratos com a solidariedade da família do doador. “O HRI vive, mais uma vez, um fato histórico, agora, com a captação de fígado e o transporte do órgão realizado com ajuda do GTA. Ficamos extremamente tristes pela perda de um jovem de 20 anos, que tinha toda a vida pela frente, mas, ao mesmo tempo, estamos gratos por esse ato de amor da família, que, por meio da doação de órgãos, está dando vida a outros pacientes que necessitam”, declarou.

A técnica de enfermagem do Samu 192 Sergipe, Kleide Daiany, estava entre os profissionais responsáveis pelo transporte do fígado doado. Ela contou que o momento, apesar de triste, também é muito gratificante. “É uma satisfação muito grande para a minha profissão. Sei que é um momento triste para uns, mas alegre para quem está recebendo o órgão. Me sinto muito satisfeita por conseguir ajudar nessa missão, que é uma experiência única”, destacou.